A HORA E A VEZ DO TREINAMENTO EFICAZ



Diretrizes para treinamento
Norma NBR ISO 10015:2001

W.E.Deming, considerado o maior consultor da Qualidade Total, dizia que “para obter qualidade é preciso treinar, treinar e continuar treinando”

Mas, atualmente não basta treinar; o treinamento precisa atingir resultados; precisa, conforme a nova norma ISO, “assegurar que o treinamento requerido seja orientado para satisfazer as necessidades da organização”

O treinamento realizado atualmente pelas empresas bem sucedidas é considerado o melhor investimento e tem como objetivo o desenvolvimento das competências essenciais.

Mas, infelizmente, o treinamento em muitas empresas, tem um custo elevado e pouco ou nenhum resultado.

É chegada a hora e a vez de se fazer treinamento com resultados devidamente comprovados.

Está em vigor, aqui no Brasil, a norma NBR ISO 10015:2001 - Diretrizes para treinamento. Esta Norma pode ser aplicada sempre que uma orientação for necessária para interpretar referências a “educação” e “treinamento” nas normas das famílias NBR ISO 9000 e 14000 e em regulamentos de premiações, como é o caso do PNQP - Prêmio Nacional de Qualidade e Produtividade e muitos outros.

Uma das grandes novidades das “Diretrizes para treinamento” é a orientação dada para que a empresa desenvolva as competências essenciais. Textualmente a norma diz o seguinte:

È conveniente que a organização defina a competência necessária a cada atividade que afeta a qualidade dos produtos e serviços, avalie a competência do pessoal para realizar a atividade e elabore planos para eliminar quaisquer lacunas de competências que possam existir.

Mas a maior novidade das “Diretrizes para treinamento” é a orientação dada para que o treinamento seja eficiente e eficaz. Nas normas antigas - como por exemplo na NBR ISO 9001:1994 era enfatizada a importância do treinamento, mas não era mandatório que o treinamento fosse eficaz.

Com a exigência de que o treinamento seja eficiente e eficaz, surge com muita ênfase, a necessidade de os profissionais de Recursos Humanos se capacitarem para avaliar os treinamentos desenvolvidos na empresa.

É, portanto, de suma importância conhecer os métodos, processos e recursos para avaliar o resultado do treinamento e, principalmente, o resultado do investimento em treinamento.

Sebastião Guimarães
[email protected]
Autor: Sebastião Guimarães


Artigos Relacionados


Conheça A Iso Do T&d

AvaliaÇÃo Do Treinamento Para Melhoria Da GestÃo Empresarial

O Primeiro Treinamento, A Gente Nunca Esquece

O Que As Empresas Bem Suceditas Têm Que As Outras Não Têm

Treinamento Nbr Iso 10015 – Diretrizes Para Treinamentos

Treinamento Nbr Iso 10015 – Diretrizes Para Treinamentos

Retorno Do Investimento Em Treinamento