AVALIAÇÃO DO TREINAMENTO PARA MELHORIA DA GESTÃO EMPRESARIAL



“O que é medido é gerenciado;
e o que é gerenciado é alcançado”
Mantra empresarial


“Hoje é difícil encontrar quem duvide da relação direta entre treinamento e resultados”.

Mas como saber se o dinheiro aplicado no treinamento da equipe retornará, seja na forma de um trabalho mais eficiente, seja em termos de produtos ou serviços mais competitivos?

Como medir os benefícios do treinamento e como amortizar os investimentos feitos no capital humano? Como uma empresa pode estar segura de que não perderá sua nova equipe treinada, atualmente o bem mais precioso no mundo empresarial?

O investimento em treinamento não é analisado da mesma forma que os investimentos em outros setores. Por que? Seria porque o treinamento continua a ser tratado mais como despesa do que investimento, destinado a ampliar a capacidade da empresa de competir e inovar?

Muitos empresários chegaram à conclusão que os Recursos Humanos de suas empresas são seus ativos intangíveis mais importantes.

Entretanto, são poucas ainda as empresas que possuem ferramentas para medir o Retorno do Investimento em Recursos Humanos.

As organizações bem sucedidas, conscientes da importância de seus Recursos Humanos, estão utilizando ferramentas para avaliar o retorno das ações de treinamento. Entre essas ferramentas merecem destaque o discutido B.S.C. - Balanced Scorecard, e a Gestão de Competências. Mas, certamente, a mais importante ferramenta para aumentar a eficiência e eficácia do treinamento é a norma ISO 10015.

A norma ISO 10015 - Diretrizes para treinamento - enfatiza a contribuição do treinamento para a melhoria contínua e tem como objetivo ajudar as organizações a tornarem seus programas de treinamento um investimento com retorno garantido.

Implementar a Avaliação dos Resultados de Treinamento, de acordo com a norma ISO 10015, é relativamente simples e fácil, e deve ser responsabilidade dos gestores da organização, com a coordenação dos profissionais de RH/T&D.

A ISO 10015 é uma ferramenta nova de gestão que tem como objetivo maior “ ... assegurar que o treinamento requerido seja orientado para satisfazer as necessidades da organização.


Sebastião Guimarães
[email protected]
Autor: Sebastião Guimarães


Artigos Relacionados


Ensinar A Ensinar E Aprender A Aprender

Treinamento Nbr Iso 10015 – Diretrizes Para Treinamentos

Treinamento Nbr Iso 10015 – Diretrizes Para Treinamentos

A Hora E A Vez Do Treinamento Eficaz

Nbr Iso 10015 – Diretrizes Para Treinamentos

Conheça A Iso Do T&d

O Que As Empresas Bem Suceditas Têm Que As Outras Não Têm