Conheça a ISO do T&D



Dada a importância do RH e do T&D, a International Standardization Organization - ISO, desenvolveu em 1999 a Norma ISO 10015: Gestão da qualidade – Diretrizes para treinamento. Esta norma foi editada no Brasil em abril de 2001 pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.

A Norma 10015 deixa claro que o treinamento é um investimento e não uma despesa, e que, portanto, deve ser desenvolvido com o objetivo de obter resultados significativos e mensuráveis. De acordo com a Norma, o treinamento deve ser planejado e desenvolvido para atingir resultados estratégicos, como por exemplo: reduzir custos, acidentes, rotatividade do pessoal; aumentar as vendas, a produtividade, o lucro, o retorno do investimento; melhorar a qualidade e outros desempenhos.

A principal diretriz da norma, diz respeito a uma das atividades estratégicas do RH e do T&D. Na Norma 10015, o treinamento é um recurso estratégico que deve ser definido da seguinte maneira:

NECESSIDADES DE MELHORIA

A alta direção e os gestores da empresa (inclusive o gestor de RH), de tempos em tempos, devem fazer um levantamento das Necessidades de Melhorias. Estrategicamente, é preciso levantar todas as necessidades de melhorias e não somente as necessidades
de treinamento.

ANÁLISE DAS NECESSIDADES DA ORGANIZAÇÃO

Uma vez conhecidas as necessidades de melhorias, deve-se analisá-las para separar as necessidades relacionadas à competência , das outras necessidades requeridas pela organização.

OUTRAS NECESSIDADES

As empresas normalmente têm muitas outras necessidades, como por exemplo: necessidade de novos equipamentos, necessidade de melhor sistema de manutenção, necessidade de novos investimentos, necessidade de novos produtos e muitas outras necessidades de melhoria.

NECESSIDADES RELACIONADAS Á COMPETÊNCIA

Nesta fase, é preciso identificar os GAP’s, as lacunas de competências, para então definir as ações mais eficazes para eliminá-las.

OUTRAS NECESSIDADES

Existem outras necessidades que, supridas, contribuem para melhorar a competência dos profissionais e da empresa. Desenvolver programas de treinamento, muitas vezes é a pior alternativa. Na área de RH da GE há uma grande faixa com o texto: NÃO TREINAR, SE POSSÍVEL. O texto da faixa realmente faz sentido. Se a empresa melhorar o processo de seleção e contratar pessoal mais competente, certamente, poderá deixar de desenvolver um ou vários programas de treinamento. Melhorar o plano de carreira, melhorar o plano de remuneração, melhorar a estrutura ou melhorar a estratégia podem ser ações mais eficazes do que o treinamento, para desenvolver ou reter pessoal competente. Outra solução é a terceirização (outsourcing), desde que se entenda a terceirização como a contratação de profissional altamente qualificado para desenvolver determinada atividade.

NECESSIDADES DE TREINAMENTO

Feitas as análises anteriores, e se a conclusão for favorável à realização do treinamento como recurso para melhorar a competência deve-se programá-lo. E para programá-lo, é preciso, antes, identificar, com muita clareza, os GAP’s, ou seja, as lacunas de competências que deverão ser solucionadas.

TREINAMENTO

Os programas de treinamento devem ser desenvolvidos de acordo com a boa técnica seguindo as diretrizes da Norma ISO 10015.

Outro enfoque importante, da Norma ISO 10015 diz respeito à implementação dos quatro estágios do “Ciclo do treinamento”:

1.Definição das Necessidades de Treinamento
2.Projeto e planejamento do treinamento
3.Execução do treinamento
4.Avaliação dos resultados do treinamento.

Na Norma 10015, a Definição das Necessidades de Treinamento – DNT tem suas seis etapas bem detalhadas para “...assegurar que o treinamento requerido seja orientado para satisfazer as necessidades da organização”. É bom lembrar que a DNT é um processo mais eficiente e eficaz do que o tradicional Levantamento de Necessidades de Treinamento - LNT

Na ISO 10015 é dada atenção especial à avaliação de resultados. De acordo com a Norma, “a finalidade da avaliação e confirmar que ambos, os objetivos da organização e do treinamento, foram alcançados, ou seja, o treinamento foi eficaz”.

Para que o RH seja estratégico, os profissionais desta área precisam desenvolver a competência necessária para implementar a Norma ISO 10015: Gestão da qualidade – Diretrizes para treinamento.

Você, profissional de RH e de T&D, conhece a Norma ISO 10015?

Sebastião Guimarães
[email protected]
Autor: Sebastião Guimarães


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