SEM MEDO DE SER FELIZ
AFASTE O MEDO
Ninguém pode dar o melhor de si
a menos que se sinta seguro
Esta orientação tem tudo a ver com a questão da produtividade dos profissionais.
Realmente, se as pessoas, nas organizações, não se sentirem “bem” e “não gostarem” do que fazem, com certeza, terão baixa participação.
Para ilustrar este fato, veja os seguintes dados divulgados pelo INMETRO, alguns anos atrás:
PARTICIPAÇÃO DOS EMPREGADOS
NA MELHORIA DOS PROCESSOS
Japão ................ 95 %
Média mundial ........ 60 %
Brasil .............. 0,1%
Com o estilo de gestão da época, a participação dos empregados, no Brasil, era praticamente nula,
apenas 0,1 %.
Certamente, esta situação mudou muito no Brasil, nos últimos 15 anos, graças à melhoria significativa que ocorreu na gestão das empresas e, principalmente, na gestão de pessoas.
O movimento de implementação da Gestão da Qualidade, impulsionado pela família da norma ISO 9000, a partir de 1987, depois com a ISO 9002:1994 e, mais recentemente, pela ISO 9001:2000, tem sido responsável por grande parte do aumento de nossa produtividade empresarial.
Hoje, temos “As melhores empresas para se trabalhar” onde um dos critérios de classificação é a satisfação do empregado e, conseqüentemente, o aumento de sua participação e de sua produtividade.
Para aumentar a participação e a produtividade dos profissionais e, conseqüentemente, das empresas, uma nova norma vem sendo implementada com bastante sucesso: a ISO 10015.
A Norma ISO 10015 foi editada em 1999, inicialmente, pela ISO - International Organization for Standardization, e no Brasil em 2001, pela ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas.
“Esta Norma enfatiza a contribuição do treinamento para a melhoria contínua e tem como objetivo ajudar as organizações a tornar seu treinamento um investimento mais eficiente e eficaz”.(2)
Por ser uma norma de Gestão da Qualidade e fornecer Diretrizes para treinamento, a ISO 10015 está sendo conhecida como “A Norma ISO do T&D”.
A implementação de diversas ferramentas de gestão de pessoas e de ”boas práticas de RH” tem afastado o medo e criado as condições ideais para que o profissional se sinta mais seguro e tenha a motivação necessária para melhorar sua produtividade.
De acordo com Herzberg (3) podemos concluir que a melhoria da produtividade das empresas depende, em grande parte, do profissional que não tem medo de ser feliz.
Referências bibliográficas
1 Deming, William Edwards, Qualidade: a revolução da administração; tradução de Clave
Comunicações e Recursos Humanos – Rio de Janeiro: Marques-Saraiva, 1990.
2 Norma NBR ISO 10015: Gestão da Qualidade – Diretrizes para treinamento. ABNT: 2001.
3 Frederick Herzberg, Work and Nature of Man (New York: World Publishing Co., 1966).
Sebastião Guimarães
[email protected]
Autor: Sebastião Guimarães
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