Quem Realmente Manda em Sua Empresa



"Um homem estava ilhado em cima de sua casa decorrente de uma enchente que estava acontecendo em sua cidade, a força da correnteza o impedia de descer para fugir nadando, esse homem era um fervoroso cristão que considerava sua fé inabalável e ao ver que poderia morrer ali suplicou: - Deus salva-me dessa enchente, salva minha vida senhor. Duas horas de espera a água já estava subindo com uma velocidade impressionante, foi quando esse homem avistou um barco vindo em sua direção, o piloto do barco gritou: - Pule, que vou te salvar. O homem que estava em cima da casa gritou: - Não! Deus vai me salvar. O piloto do barco tentou argumentar algum tempo mas avistou mais gente necessitando de ajuda e acabou partindo tendo que deixar esse homem em cima da casa, mais um tempo depois chega um helicóptero que plana sobre a casa desse homem e o salva-vidas no helicóptero grita: - Segure essa corda que vou te salvar! E mais uma vez convicto de que seria salvo por Deus ele respondeu: - Não! Deus irá me salvar. E mais uma vez notando que perdia tempo ali o helicóptero teve que partir, Após algum tempo em cima da casa o homem acabou morrendo, chegando ao céu procurou a Deus e lhe perguntou: - Senhor, sempre fui fiel, sempre me dediquei a palavra e quando mais preciso de ti acabo morrendo, porque deixastes, senhor? E Deus responde: - Filho tanto ouvi o que pedistes que mandei um barco e um helicóptero para te salvar."

Provavelmente você já deve ter escutado essa história em forma de conto ou até mesmo de piada contada por alguém mas essa história em muito se assemelha com a vida dentro das empresas, onde muitas empresas teimam em não aceitar que quem realmente manda, é o cliente. O organograma de todas as empresas deveriam ser refeitos, podem pegar o organograma de uma empresa que você verá o seguinte:

- Diretor Presidente
- Diretor Comercial - Diretor Financeiro - Diretor de MKT
- Analistas
- Assistentes
- Estagiários etc

No topo, o primeiro quadro do organograma é a função do diretor presidente da empresa, mas quem deveria estar acima do diretor presidente é a função de cliente, pois se você acha que quem decide a politica da empresa, a visão, a missão, o orçamento, o planejamento, o compras e etc, são os altos executivos sinto lhe informar que você está errado, quem decide realmente é o cargo que está acima do maior cargo da empresa no organograma que é o cliente, pois todo o planejamento empresarial é feito pensado no cliente, todas as decisões empresariais são feitas levando em consideração o que o cliente vai achar da ideia, se o cliente vai comprar a ideia, se existe mercado(mercado=cliente, sempre) para a prática empresarial adotada, todas as teorias desenvolvidas hoje seja das técnicas de vendas até os complexos teoremas administrativos de tomadas de decisões e analises, tudo isso termina com a satisfação ou não de um cliente, então lhe pergunto, porque se enganar, porque você alto executivo não aceita a ajuda de se cliente para encontra-lo e teima em fazer como o homem em cima da casa que é cego o bastante para não notar a mão estendida de seu cliente. Eu lhe faço uma pergunta, se toda teoria que foi "aperfeiçoada", pois como disse no ultimo artigo não existe criação, tudo já está criado foi aperfeiçoado, foi criada para entender o cliente, será que não acompanhar a evolução dos clientes com relação a análises é o correto?

Os clientes de hoje em dia são muito mais críticos do que os de dez ou vinte anos atrás pois com poucos cliques um cliente pode saber se o seu produto tem qualidade e preço justo, a informação hoje está facilitada pela Internet, hoje é possível fazer qualquer tipo de transação pela net, provavelmente em alguns anos o atendimento digital será a maior concorrência de uma empresa, pois o cliente não precisará sair de casa e terá o atendimento da forma que ele deseja.

Que o atendimento é o diferencial para alavancar as vendas das empresas isso não é nenhuma novidade, mas como fazer o seu colaborador atender seus clientes de forma que este pense que o cliente que ele está conquistando é para ele mesmo? Existe muita teoria e técnica para analisar e controlar a produção mas pouco se criou para entender seu funcionário, existe muitas ferramentas de gestão mas pouco para ouvir o cliente, existem muitos executivos que ganham altos salários mas eles não sabem o nome de nenhum de seus vendedores, de nada adianta gratificar o vendedor se após depositar o seu dinheiro ele não se sente parte da empresa, de nada adianta o executivo ter olhar clínico com seus produtos e não saber dar um bom dia para a secretária, os executivos assemelham-se aos médicos do passado que achavam que estavam acima de todos, então eu pergunto a você é mais fácil identificar um carro no primeiro ou no ultimo andar de um prédio? Como avaliar, coordenar, analisar e decidir se você não consegue enxergar o problema, você tem que estar perto dele. E tudo isso para satisfazer o real dono do negócio, aquele a quem queremos sempre impressionar, o cliente.

Então meu caro leitor, lhe pergunto quem realmente "manda" na sua empresa, você, seu chefe ou seu cliente?
Autor: Diego Abrantes


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