VENDER. VOCÊ É CAPAZ?



Vender não é para qualquer um. Esta é uma frase que em muitos momentos escutamos. Mas será que ela realmente faz sentido? Você é capaz de vender algo?
Bom, para responder estas indagações devemos analisar alguns pontos.

Em primeiro lugar vamos voltar um pouco no tempo. Quando nascemos, acredita-se que possuímos o mesmo potencial de desenvolvimento. Isso quer dizer que temos a mesma capacidade de desenvolver características semelhantes e com o mesmo nível de desenvolvimento, mas durante o passar dos anos somos submetidos a ambientes e estímulos diferentes, tendo como resultado características e qualidades profissionais desiguais. Sofremos inúmeros estímulos, na família, na escola, no círculo de amigos, nas equipes esportivas, enfim, por onde passamos somos estimulados a colocar em prática o nosso potencial, desenvolvendo assim as nossas características individuais.

Outro ponto que devemos analisar é perceber que mesmo não sabendo o que é vender, praticamos esta atividade sem sentir. Mas como isso acontece? Se analisarmos bem, desde que nascemos procuramos negociar coisas e situações. Um bebê ao chorar na busca de pegar um brinquedo, está ao seu modo negociando uma situação para satisfazer a sua vontade. Quando crescemos mais, começamos a negociar argumentando com palavras para realizar nossos desejos e os desejos dos outros. Podemos então dizer que negociar é vender? Claro que sim. Como vender sem negociar?

Alguns defendem que vender é uma arte. Partindo deste princípio podemos afirmar então que nem todos vendem, pois nem todos são artistas. Seria então um privilégio de poucos. Mas analisando o que já vimos anteriormente podemos perceber que vender é uma necessidade vital, isso significa dizer, literalmente, que para vivermos precisamos vender para obter a satisfação de nossas necessidades, sejam elas vitais ou não.

Para que se possa entender melhor, podemos exemplificar da seguinte forma: quando nos candidatamos a um emprego, estamos vendendo nossas qualidades como profissionais para quem pretende nos contratar. Assim buscamos satisfazer uma necessidade, que para muitos é vital.

Desta forma podemos afirmar que somos vendedores natos. E ao percebermos isso, podemos desenvolver melhor esta característica através de estudos e treinamentos específicos para a área de vendas. Sendo assim, acreditemos, nós sabemos vender, porque fazemos isso todos os dias, a todo o momento.
Autor: Márcio Silva


Artigos Relacionados


Vender E Negociar

Você Gosta De Vender ?

Sempre Sonhe Com O Impossível

O Que Deve Ter Uma Loja De Informática?

Crm - Amplitude Da Aplicação Do Conceito

NÃo Adianta PreÇo,produto Se VocÊ Peca No Atendimento

Mercado De Perfumes - Aquecido Ou Boatos?