Diferencial - o dilema das empresas



Mais uma vez refletindo sobre o mundo empresarial moderno, levantei algumas considerações sobre o que os gestores chamam de “vantagem competitiva”. Aliás, esse é um conceito, na minha visão, muito amplo, que acabei por ramificar em algumas partículas, dentre elas os “Fatores Críticos de Sucesso - FCS”, que explanei a respeito em artigo publicado neste portal.

Mas não é dessas partículas que quero falar. O meu questionamento é qual o foco que as empresas estão considerando importantes, e a forma de comunicação adotada por elas para evidenciar isso. Separei apenas duas frases prontas adotadas por milhares de empreendedores, grandes corporações, enfim, por várias pessoas jurídicas, fazendo apologia àquilo que é moderno, “bonitinho” de falar.

Várias empresas dizem possuir vantagem competitiva, fatores estratégicos, diferenciais relevantes... o discurso é sempre o mesmo: “Nós temos foco no cliente!!!”, ou então, “Nossos produtos têm como diferencial a qualidade!!!”. Caro leitor, isso não é nada além de discurso...

Pensem comigo: qual empresa não tem foco no cliente??? Ou melhor, não tinha, pois se esse tipo de empresa existiu, não existe mais... TODA EMPRESA DEVE TER FOCO NO CLIENTE!!! Ah, não posso esquecer... como alguém pode considerar qualidade como diferencial??? QUALIDADE É FATOR IMPRESCINDÍVEL!!! Não me vejo comprando um produto que não tenha (o mínimo de) qualidade.

Precisamos dizer NÃO a esse tipo de jargão, esse relato pronto e mal acabado... devemos olhar para nossos umbigos (ou melhor, para o umbigo de nossas empresas) e refletirmos o que realmente nos faz diferentes das demais corporações. Eis algumas vantagens – na minha opinião – efetivamente competitivas:

- Entrega no menor prazo possível;
- Desconto à vista (realmente desconto, e não os famosos “10 vezes sem juros” – isso não existe!!!);
- Garantia estendida sem acréscimo para o cliente (produto ou serviço demonstrando confiabilidade);
- Rede de assistência técnica (ou de consultoria) em todo o país;
- Preço competitivo (realmente competitivo!!!);
- E mais uma pancada de fatores...

Cito essas informações simplesmente para alertar que aquelas frases prontas, muito bem elaboradas por sinal, não mais cativam os clientes. É necessário mostrar-lhes COMO se dá esse foco no cliente, e DE QUE FORMA nosso produto ou serviço demonstra qualidade.

Sucesso a todos(as)!!!
Autor: Gilson Rede


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