OS PAIS E A ESCOLHA DA ESCOLA PARA SEUS FILHOS



Há um clima de indecisão e insegurança no início do ano em muitos lares onde as famílias têm crianças em idade escolar. Qual a melhor escola para matricular seus filhos? Como perceber a filosofia pedagógica mais adequada para educá-los? Como perceber se aquele colégio muito grande e muito conceituado não apresenta frieza no relacionamento das crianças com as professoras? E aquela escola de onde saem e entram crianças chorando todo o tempo? Porque será que choram? Há! Aquela criança disse que a “tia” grita demais... Aquela outra escola que “ouvimos dizer” que é boa, mas é tão longe de casa, a criança passará muito tempo no trânsito...
Muitas famílias encontram dificuldades como estas na hora de escolher a instituição de ensino com a qual vão compartilhar a tarefa de educar suas crianças. Muitos especialistas afirmam que é necessário definir que tipo de valores os pais querem que sua criança aprenda. Deve-se levar em conta, portanto, o perfil da criança. É importante que a família deixe a criança participar desse processo de escolha e emita a sua opinião dizendo se o ambiente agradou ou não. Os pais, atentos a qualquer reação da criança, perceberão sinais sobre se estão felizes ou não. A escola e a família precisam abraçar os mesmos valores, para que não haja um choque maior entre as experiências de casa e da escola.
As famílias estão à procura de um ambiente carinhoso, mas que dê aos seus filhos a formação integral, formação humana, atividades esportivas e artísticas, incentivo à criatividade, à socialização e à autonomia. Uma boa escola deve ter também uma estrutura física e grade curricular adequadas para cada faixa etária.
De acordo com Angela e J. Augusto Mendonça, psicólogos clínicos que atendem crianças, adolescentes, casais e famílias: “A aprovação de nosso filho, nossa filha na escola começa nos primeiros dias de aula. O rendimento escolar está ligado diretamente à adaptação [...]. E essa adaptação à escola pode ser feita com a ajuda efetiva dos pais, independentemente da idade do filho, da filha e da série que esteja cursando”.
A criança, para estar adaptada precisa conhecer o ambiente onde está, o local onde estuda. Em seguida deverá conhecer as pessoas, colegas e professores com quem conviverá grande parte do dia. O interesse pela vida escolar da criança é um ótimo assunto que deve acontecer entre pais e filhos. Perguntas sobre a escola, a sala de aula, sobre os colegas, sobre o que aprendeu hoje, se gostou do que viu e ouviu, enfim, uma conversa sem cobranças, sem críticas e sem punições, um diálogo interessado vai aproximar ainda mais pais e filhos. As lembranças dos pais e o relato aos filhos do seu tempo escolar são trocas importantes que poderão aguçar a observação das crianças, fazendo com que percebam semelhanças e ao chegarem a casa terão vontade contar coisas que observaram.
Perguntas feitas dia após dia, comentários positivos, sem pressa, podem ir aproximando os pais da vida escolar dos filhos. Lentamente, vão tornando seus filhos mais atentos, adaptados, mais integrados e motivados, e, demonstrando um bom rendimento escolar. Como disse o casal Mendonça: “Para a escola aprovar nossos filhos, é necessário que eles aprovem a escola.”
Autor: SONIA DAS GRAÇAS OLIVEIRA SILVA


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