A importância do networking



Networking significa rede de contatos, que você pode utilizá-la quando precisar de algum favor, indicação ou para qualquer outra finalidade, o importante é que você tenha essa rede de amigos bem extensa, de várias áreas, mas que a maioria seja de sua área de atuação, pois sempre precisamos de um contato ou outro e no mercado de hoje, a maioria dos negócios é feito através de encontros entre pessoas que possuem um interesse em comum, eventos são realizados com intuito de que cada participante estenda seu networking e naquele momento consiga também gerar negócios, digo gerar negócios de um modo geral, pois, o interesse de conseguir uma promoção ou de tentar um emprego em uma empresa melhor sempre tem lá seu peso nessas horas.
Mas se você se ilude em preencher currículos e os envia por correio ou internet e a acha que serão vistos, ou analisados você pode estar perdendo o seu tempo,pois a maioria torna-se lixo, físico ou eletrônico, antes mesmo que alguém leia o nome do remetente.
Pesquisa recente realizada junto a 17.801 profissionais indicou que 56% dos cargos operacionais e 43% dos cargos de gerência foram preenchidos com base no QI do candidato. Mas não estamos falando do famigerado "quociente de inteligência" e sim do "quem indicou". Networking, relacionamento, estas são as palavras de ordem. E há até quem opte por mudar de emprego graças à confiança depositada em quem lhe fez a indicação, por isso sempre tenha um ótimo networking, procure ser simpático com seus conhecidos, e profissional sempre, mostrando seu interesse em melhorar cada vez mais sem ser visto como ambicioso ou ingrato com a empresa que vocês esta trabalho.
Mas se pretende sair do seu emprego, cuidado com as promessas que fazem, segue alguns cuidados que devem ser tomados para que uma proposta pretensamente interessante não se apresente como uma armadilha:
1. Cheque a oportunidade de trabalho. Verifique se a mesma é concreta e, mais ainda, permanente. Pode tratar-se de uma posição temporária e que não lhe garantirá estabilidade.
2. Pesquise a empresa. A Internet é fonte inesgotável de informações. Acesse o site da empresa e, depois, os buscadores, para obter mais informações sobre o perfil da companhia e sua posição relativa no mercado. Dê especial atenção aos valores declarados pela organização a fim de observar se estão alinhados com seus valores pessoais.
3. Dissocie relações afetivas e profissionais. Se a indicação dada foi positiva, ótimo. E fim da história! Não convém associar o nome da pessoa que recomendou você ou lhe sugeriu a vaga durante o processo seletivo ou mesmo após o término deste. Seja grato, mas seja independente.
4. Prefira o pouco certo ao muito duvidoso. A menos que você disponha de uma boa herança ou alguém que lhe sustente, abdicar de uma remuneração trar-lhe-á mais preocupação, angústia e ansiedade. Peça demissão somente após ter firmado sua recolocação.
5. Caia fora na hora certa. Isso não é um jogo de pôquer, mas é um jogo. Se a proposta de trabalho não corresponder às promessas feitas ou não atender aos seus anseios, prepare sua saída o quanto antes evitando prolongar sua insatisfação.
Lembre-se sempre do quanto seu networking é importante e pode ajuda-lo em seu crescimento futuro, mas não se esqueça que seu networking não são máquinas, são pessoas, que merecem seu reconhecimento e valor mesmo que elas não consigam uma boa indicação para você no mercado de trabalho.
Autor: Luciana Lemos


Artigos Relacionados


Seja Generoso!

O Site Da Empresa Aquitemvaga.com.br Foi Lançado Esta Semana, Com Preços Surpreendentes Para Cadastro De Currículos.

Seja Generoso!

Networking Dentro De Casa

Sucesso Na Advocacia Através Da Networking

Sucesso Na Advocacia Através Da Networking

Networking É Fator De Empregabilidade (entrevista Fea-usp)