Comprometimento: como alcança-lo em sua empresa



Comprometimento da equipe é o desejo de todo o gerente. Tem relação direta com motivação. Não se consegue que pessoas se comprometam com algo se não estiverem motivadas para isto. A Legião Estrangeira Francesa tem pelo menos 150 anos de história em um ambiente diversificado (atuação em vários países) e altamente hostil, onde vida e morte são seus extremos. Porém seu lema é legio pátria nostra (a legião é nossa pátria). Como semelhante organização consegue tal nível de comprometimento? Vejamos seu exemplo aplicando às empresas modernas:

Administre a diversidade – Os recrutas da legião provêm de uma centena de países e tem vários perfis. Precisam ser reunidos em um todo coeso. Numa empresa, ainda que não haja diversidade de nacionalidade em grande escala, as pessoas são diferentes. Procure compreender e conhecer esta diversidade e utilize o melhor de cada um para o sucesso da empresa. Valorize-os por serem diferentes e poderem trabalhar juntos.

Identifique sua equipe com a empresa – Quando ingressam na legião todos os recrutas recebem novos nomes. Na empresa não significa mudar os nome de seus funcionários, mas mostrar que eles agora falam e agem em nome da empresa. Eles são a empresa. Mostre como isto é importante e as conseqüências positivas (e negativas) deste fato.

Estimule uma boa comunicação – O francês é a língua oficial da legião, não sendo permitida qualquer outra. Na sua empresa, de que forma acontece a comunicação interna? Os canais de comunicação são abertos, em todas as direções e ágeis? Quais são as ferramentas (mural, intranet, jornal interno...) e como são utilizadas? Comunicação eficiente e eficaz é muito importante.

Treine e capacite – A legião estrangeira envia seus recrutas para treinarem em lugares exóticos (selvas da Guina Francesa ou os desertos do Chade) e distantes de seus lares, familiais e amigos. O treinamento inclui os mais elevados padrões de proficiência, com o máximo de habilidades em combate. Na empresa treine seu pessoal de diversas formas, pois estimula e facilita o aprendizado. Não deixe que o treinamento seja interrompido. Procure fazê-lo em um lugar reservado e adequado, evitando que qualquer motivo atrapalhe a participação de sua equipe: telefones, e-mail´s, recados e “precisamos de você só por um minuto...”. Logicamente há exceções, mas são apenas isto: exceções. Por fim eleve a qualidade de seu treinamento com assuntos adequados e aplicáveis ao trabalho dos treinandos e instrutores devidamente capacitados.

Transmita os valores e a cultura – Além do treinamento, os recrutas visitam o museu da legião. Ouvem histórias de personagens que deram suas vidas pela organização, inclusive conhecendo a mão mumificada de Jean Danou (morto no México em 1863) e que simboliza a tradição de coragem e disciplina legionária. Sua empresa certamente tem valores e cultura. Faça com que sua equipe os conheça e sinta orgulho de fazer parte disto.

Deixe claro que espera o melhor deles – Muitos recrutas não suportam o intenso treinamento e exigências da legião e desistem. Restam, portanto, os melhores e mais dedicados. Na empresa busque os melhores mecanismos de seleção e recrutamento, a fim de arregimentar os melhores profissionais, interna e externamente.

Esta lista não é exaustiva. Pode (e deve) ser ampliada e adaptada à sua empresa, mas acredito ser um bom começo.
Gerencie bem seu pessoal e eles podem até dizer: sua empresa patria nostra! Que tal?
Autor: Sidney Santana Pereira


Artigos Relacionados


A Importância Do Marketing De Consumidor

Treinamento E Desenvolvimento De Pessoas

Rh: Treinamento E Feedback

A Equipe Ideal

Treinamento E Desenvolvimento: A Quem Interessa?

Quem São Os 33 Mineiros Da Sua Empresa?

A Legião Da Boa Vontade Esteve Presente Nas Comemorações Cívicas Do 7 De Setembro Em Araçatuba.