METODOLOGIA DO ESTUDO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS



O Perfil do Profissional Contábil inovador é aquele onde o profissional está apto a atender toda e qualquer situação, ou seja, aquele que enfatiza as informações contábeis seja ao cliente ou para a Sociedade. O novo Contador é atual, tem vivência diária no que diz respeito a economia, sociedade, mundo e áreas de extensão de aprendizado ligadas a área de atuação. Isso traz ao Contador o atributo de ser um Gestor, um consultor pronto a tomada de decisões.

Para atingir esse perfil desejado é importante analisar a pesquisa no ensino de contabilidade e para isso é necessário inovar, criar e criticar tudo no que tange a Metodologia do Estudo de Ciências Contábeis.

Muitas Instituições de Ensino Superior não despertam nos alunos o espírito inovador, criador e pesquisador, ficando os alunos por 04 ou 05 anos em uma Faculdade para que, ao final do curso, seja uma mera cópia de conhecimentos, ou seja, nada inovador se criou, nenhuma pesquisa científica foi realizada nesse período.

A atual metodologia de ciências contábeis torna os alunos
aptos a desenvolverem a contabilidade, mas não tem a excelência de dominá-la em sua integridade conceitual. Poucas IES despertam nos alunos o desejo de auto construírem conhecimento, pois com o atual molde de metodologia, transmite-se um conhecimento daquilo que já existe.

Para um aluno ficar 04 anos em uma universidade, de fato, muitos o fazem para ter um diploma de ensino superior. Muitos poderiam adquirir o conhecimento contábil através de vivências profissionais, meios de comunicação ou de bons livros, pois se não depende de inovação para ser um profissional, qual o sentido de ir a faculdade?

Essa prática leva o aluno a ser um mecânico prático de contabilidade. A metodologia aplicada pelo ensino superior não desperta no aluno os questionamentos de porque fazem tais atividades, ou porque aprendem tais teorias. O próprio nome do curso já traz a idéia de que é necessário ter espírito inovador e pesquisador - “Ciências Contábeis” – para ser um cientista em contabilidade não há o estímulo de saber o porque, a base, então tudo se faz por meio de osmose. Aprende-se a repetir vários conhecimentos e não interpretá-los, ou criticá-los a fim de estabelecer descoberta.

Com essa metodologia praticada pelos docentes, limita-se o aluno a não saber lidar com situações que necessitam de soluções para problemas que irão surgir em seu dia-a-dia, pois esses alunos não terão raciocínio contábil e certamente não serão pesquisadores.

Hoje, a ferramenta imprescindível para um contador é a leitura, o fato de saber o que acontece em seu meio, no mundo, em sua profissão, na legislação. Porém se essas práticas não são despertadas na vida universitária, certamente não ocorrerão após essa fase, formando-se dessa forma mecânicos profissionais.

Precisa-se de inovação na Metodologia de ensino de Ciências Contábeis. Os alunos não precisam de treinamento, mas sim de um método educacional que proporcione entendimento através de descobertas. E para que existam descobertas são necessárias pesquisas. Certamente o hábito de pesquisar já deve vir da pessoa, porém, se há um estímulo daqueles que ensinam, esse ciclo sempre se renovará.

Os estudantes não dependeram somente de informações, pois apreciarão a descoberta e partirão para as pesquisas e leituras. Na atual economia e visão global do mundo um educador é aquele comprometido com a educação e formação de mentes inovadoras.

Porém, observa-se que, infelizmente muitas IES escolhem seus educadores por desempenhos e sucessos adquiridos na vivência profissional na área contábil. Não se observa também se tal educador possui ou tenderá a possuir a didática e inovação para a prática de ensino. O fato de um profissional possuir títulos de mestre ou doutor, nem sempre o capacitará a ter didática para estar em sala de aula.

Pesquisar é produzir, é criar conhecimento e não somente utilizar métodos que tendem a formar profissionais que pratiquem o método da osmose. Hoje em dia, infelizmente formam-se profissionais aptos a atenderem exigências somente ao Fisco e, dificilmente forma-se profissionais a atender seus futuros clientes ou a sociedade.
A metodologia ideal a ser praticada por educadores seria aquela que transmitisse aos alunos o desejo de “saber porque”.

Pela diversidade de matérias propostas no curso de Ciências Contábeis e pelo grande leque de opções para se atuar, um contador deveria ser aquele apto a desempenhar funções inteiramente com qualidade certamente na área contábil, mas também no que abrange os assuntos administrativos, econômicos, fiscais, pesquisas, judiciárias, marketing e até recursos humanos.

De nada adianta uma IES possuir uma grade curricular voltada para a inovação educacional se a metodologia de ensino continua com critérios de avaliação do ensino e de docentes de forma que nada agreguem aos futuros profissionais.

Enfim, o ensino de Ciências Contábeis deve ter uma Metodologia que atenda aos diversos usuários da contabilidade. Visando criar profissionais em sintonia com a realidade social, economia e sociedade, de acordo com as técnicas apresentadas pelo Projeto Pedagógico da Instituição.

Roberto Carlos Pereira, Assistente de Pessoal, estudante de Ciências Contábeis
Autor: Roberto Carlos Pereira


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