Formas suaves para um trabalho bem-sucedido
Este pensamento faz parte de um livro escrito em 1978, por Tarthang Tulku, lama tibetano que recebeu treinamento intensivo em filosofia e práticas budistas, ex-Professor de Filosofia da Universidade de Sânscrito na Índia, chamado “O Caminho da Habilidade”.
Estes ensinamentos transformados em livro, foram adotados em mais de cem faculdades, universidades e escolas de administração, além de traduzido para o holandês, alemão, francês, húngaro, italiano, português e espanhol.
Estamos em 2007. Será que a situação mudou? Se perguntarmos para a maioria da população brasileira (que trabalha) se são felizes com seu trabalho, qual será a resposta?
Para Tarthang Tulku, trabalhar com habilidade é um processo de três passos, que pode ser aplicado a qualquer situação de vida.
O primeiro passo é tornarmo-nos cientes da realidade das nossas dificuldades, não simplesmente através de um reconhecimento intelectual, mas por meio de uma observação honesta de nós mesmos.
Somente desta maneira encontraremos motivação para dar o segundo passo: tomar uma firme resolução de mudar.
Quando tivermos visto claramente a natureza dos nossos problemas e começarmos a mudá-los, poderemos compartilhar, com os outros, o que tivermos aprendido.
Este compartilhar (terceiro passo) pode ser, de todas, a experiência que traz maior satisfação, pois há uma alegria profunda e duradoura em vermos outras pessoas encontrarem os meios para tornar suas vidas produtivas e preenchedoras.
Tarthang Tulku afirma que no “Caminho da Habilidade”, trabalho é visto como uma viagem a reinos desconhecidos.
Quanto mais você avança, mais desafios encontra. Lidar com essas descobertas permite que você acumule importante conhecimento e desenvolva habilidades fundamentais.
Você pode aprender como eventos do passado deram origem ao presente, como analisar o que está acontecendo neste momento e como prever a qualidade do futuro que você está criando por meio de suas ações atuais.
Ao mesmo tempo, você aprende o que fazer para alcançar seu objetivo. Todo o processo pode ser agradável e profundamente gratificante.
Você está disposto a cultivar as qualidades da persistência, flexibilidade e coragem para lidar com desafios, pergunta o Professor?
O trabalho é um modo dos seres humanos cultivarem estas qualidades. E agora?
Autor: Alfredo Passos
Artigos Relacionados
Nossos Apegos, O Grande Motivo De Nossos Sofrimentos
Inteligência Emocional. Você Precisa Dela...
Para Ter Sucesso, Basta Acreditar!
Como Fazer Escolhas Certas Sobre Pressão
SerÁ
Para Ter Sucesso, Basta Acreditar!
Os Amigos Do Rei - Parte Ii