De alunos a empreendedores
Se aproxima a temporada de vestibulares pelas faculdades e universidades brasileiras e a discussão sobre profissões, se intensifica, entre pais e filhos.
Se de um lado os pais procuram orientar seus filhos com base em suas experiências e com dificuldades para entender um futuro complexo e cada vez mais mutante.
De outro, jovens, ainda sem uma visão completa do que exatamente gostariam de fazer, porém "empurrados" pela necessidade de uma formação universitária, se aventuram em cursos que por vezes não continuam logo adiante.
Neste contexto de dúvidas, vão surgindo opções profissionais não só de emprego, mas de empregabilidade e de empreendedorismo.
A Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI), em parceria com o Sebrae no Paraná, realiza até o fim de novembro, junto com a comunidade acadêmica em Foz do Iguaçu, uma série de palestras de sensibilização sobre a importância do empreendedorismo na região. A idéia é despertar o interesse dos estudantes de faculdades e universidades instaladas na cidade para idéias inovadoras e mostrar que muitos acadêmicos, com orientação e conhecimento, têm condições de montar seus próprios negócios ao se formarem.
As palestras de sensibilização começaram na semana passada e realizam-se nos campus das principais faculdades e universidades em Foz. Durante os bate-papos, além das palestras com consultores em empreendedorismo, os universitários acompanham depoimentos de empreendedores, fruto de experiências que nasceram de incubadoras no Parque Tecnológico. Bem como recebem informações sobre as oportunidades negócios, sobretudo as relacionadas à área de turismo, o forte na região.
"Essas palestras são uma oportunidade para os acadêmicos conhecerem um pouco mais o Parque Tecnológico de Itaipu, o Espaço de Desenvolvimento Empresarial, e o Sebrae & Você - Ponto de Atendimento, que funciona no Parque Tecnológico", destaca a gerente do escritório regional do Sebrae em Cascavel, Beatriz Bertoglio. Para o gerente do Espaço de Desenvolvimento Empresarial do Parque Tecnológico de Itaipu, Antonio Marcos Massao Hachisuca, essa é uma forma de estimular o surgimento de idéias inovadoras.
"Idéias que, muitas vezes, têm potencial para transformarem-se em pequenos negócios", complementa o consultor do Sebrae em Foz, Amberson Bezerra da Silva. O consultor diz que a parceria entre Parque Tecnológico, Sebrae e faculdades e universidades, na divulgação do empreendedorismo e sensibilização dos estudantes do ensino superior em Foz, tem como objetivo aproximar ainda mais a academia das entidades. "As futuras empresas estão nas faculdades e universidades", assinala Amberson.
As palestras, para estimular o empreendedorismo no meio acadêmico, devem atingir, até o final de novembro, estudantes do Cesufoz - Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu; da Uniamérica - Faculdade União das Américas; da Faculdade Anglo-Americano; da Unifoz - Faculdades Unificadas de Foz do Iguaçu; da UDC - União Dinâmica de Faculdades Cataratas; do campus em Foz da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Autor: Alfredo Passos
Artigos Relacionados
Microeconomia Desprezada Pelo Governo
Três Cidades Para Você Estudar Em São Paulo
Um Ser Especial
A Importância Da Faculdade Certa Para A Sua Carreira
Dicas De Passeios Turísticos Em Curitiba
Conceito De Empreendedorismo
Empreender: Atitudes E Valores De Sucesso