Cadê o dinheiro da CPMF?



Hoje acordei me perguntando, será para onde foi o meu dinheiro da CPMF?
Será que foi para previdência?
Certamente que não! Esta está à beira de um colapso, suportando as mazelas causadas pelo desamparo do Estado, fazendo papel ora de instituição de caridade, ora de órgão impositor e cruel.
Essa previdência que, na sua maioria das vezes, tem dois pesos e duas medidas.
Uma previdência que tira, e reluta em devolver.
Uma previdência quase que falida.
Não, não foi para previdência!
Então pensei, talvez tenha ido para educação!
Investiram o meu dinheiro na construção de escolas, compra de materiais didáticos, livros, melhorias, benfeitorias...espera!
De qual país estamos falando?
Onde alunos de escolas públicas não tem merenda, uniforme ou carteiras, onde um computador defasado é disputado entre professores, direção e alunos, escolas onde banheiro é sinônimo de sujeira e pátios de depredação.
Onde alunos assistem aula embaixo de árvores por falta de salas, um país onde crianças a partir do 6 anos tem que andar em paus-de-arara ou coletivos-bombas, superlotados...ou pior, caminham quilômetros para encontrar uma pequena escola de pau-a-pique, com uma pobre professora de coração nobre e muito mal paga?
Certamente esse dinheiro não foi para educação, antes tivesse ido, teria sido muito bem empregado!
Oras, mas é lógico, foi para habitação!
Afinal, quantas milhões de casas populares os BILHÕES da CPMF poderiam ter construído? Casas? Bilhões? Moradia?
Não vimos nada disso! Pensando bem, esse dinheiro não foi para habitação. Afinal, ainda mora gente em caixa, caixote, lona, papelão, ponte, carroça, praça, calçada. Ainda tem gente que simplesmente não mora! Ainda tem gente que deixa de comer para pagar aluguel. Definitivamente esse dinheiro não foi para habitação.
Mas talvez tenha servido para erradicar a fome!
Quem sabe investiram em mais fome-zero, bolsa família, auxílio disso, bolsa daquilo, e se isso tivesse realmente acontecido já estaria de bom tamanho.
Mas não é bem assim!
Ainda tem gente que come lixo, sobras de uma sociedade capitalista e egocêntrica, tem crianças que vendem bala no sinal para sustentar parte de uma economia de sub-mundo-esquecido, tem gente que morre de desnutrição em um dos países mais fartos do mundo, que gaba-se de aumentar a exportação e esquece-se de abastecer o mercado interno, ou em outras palavras, abastecer “o bucho de sua população”, tem criança que só faz uma refeição no dia, aquela doada por iniciativas particulares, de gente que tem bem menos do que merecia ter, e mesmo assim, se comove e divide, tem gente morrendo de fome, literalmente, em um país-continente, grande, farto e rico, tem crianças cheirando cola pra disfarçar a fome em frente aos nossos olhos embaçados pelo comodismo.
Não, ninguém matou a fome com o nosso dinheiro!
Ah, mas e a Cultura e o Esporte?
Patrocinaram nossos heróis! Não com a CPMF! Nossos atores, músicos, pintores, artesões, esportistas mendigam um patrocínio de qualquer alma caridosa que queira ajudar, e, se brilham, é por mérito próprio, sangue e suor, e nenhum incentivo. Talvez por isso a vitória deles é ainda mais saborosa! Eles não viram a cor do dinheiro da CPMF.
Mas é claro, não podemos esquecer!
O dinheiro foi para saúde! Saúde? Que saúde? Quem saúde? Onde saúde? Se esses BILHÕES arrecadados foram para saúde, nosso país tem a melhor saúde mundo. Passamos Cuba. Afinal, BILHÕES daria para construir muitos hospitais, leitos, UTIs, e ninguém morreria em calçadas por falta de leitos, por falta de médicos, por falta de exames, por falta de postos, por falta de remédios. Aliás, se todo esse dinheiro tivesse sido investido em saúde, ninguém mais morreria!
Infelizmente, nosso dinheiro não foi para saúde. E se foi, ninguém viu!
Mas, e se talvez esse dinheiro tenha ido para o PAN! Afinal iria trazer tantos benefícios para...para quem mesmo? Mas o povo ficou feliz! É isso que importa! Com fome, sem educação, sem habitação, sem saúde, mas feliz!
Quem sabe agora não aprovem a CPMF de vez para investir na Copa!
Afinal, o que importa as mazelas de um povo, quando se tem festa, carnaval e futebol!
Vamos comemorar a nossa “Copa” para 2014, investir nossos próximos 07 anos de impostos em lugares onde não se pode ver, e deixar nosso povo morrendo as minguas.
Afinal, a “Copa do Mundo é nossa”... e as dívidas, o descaso, a fome, o desamparo, o tráfico, o medo, a dívida externa, o MST, a morosidade da justiça, a corrupção, e todas as desgraças de um povo esquecido...isso tudo também é nosso!
Vamos abraçar o que é nosso e simplesmente celebrar!
Autor: Aline de Freitas Queiroz Louzich


Artigos Relacionados


No Brasil A Pobreza é Filha Da Economia E Da Riqueza

Pão E Circo Dos Tempos Modernos

Um "fumacê" Para A Dengue E Para A Saúde Pública!!!

Copa Do Mundo 2014 No Brasil : Gastos Ou Investimentos?

Geração Coca-cola ( Sem Gás )

O Dinheiro

A Doença Que Está Matando O Brasil.