A internet e a recolocação profissional.



O profissional que pretende alavancar sua carreira ou buscar uma recolocação profissional deve estar atento a uma série de fatores essenciais a esse fim.

Há profissionais bem preparados, com diversos cursos, que os qualificam para muitas vagas, no entanto, estas qualidades desacompanhadas de outras indispensáveis, farão com que esses profissionais tenham suas chances reduzidas, significativamente, para uma contratação.

Muitos profissionais que experimentaram o processo de recolocação, já sabem o que outros ainda vão ter que aprender, embora não seja necessário o aprendizado experimental e sacrificante, pois podemos aprender com as dicas daqueles que compartilham suas experiências.

Uma estudante se queixava de que havia concluído seu curso em uma universidade tradicional e renomada em São Paulo e que, mesmo assim, não havia conseguido o perfil de vaga que desejava. Quando foi perguntado a ela, quais ferramentas e métodos que ela usava para sua recolocação, foi possível entender claramente, que embora se tratasse de uma exímia profissional, ela não tinha o conhecimento dos melhores métodos para aumentar seu leque de oportunidades.

Sabemos que o networking é necessário para aumentar o leque de oportunidades, bem como a qualificação e cursos extracurriculares. Mas uma ferramenta que hoje não se pode deixar de usar para ampliar suas oportunidades é a Internet.

O uso de um bom site de recolocação profissional é uma das melhores, em alguns casos, a melhor ferramenta para o sucesso profissional. Está comprovado que é o melhor método de “cruzar” as informações e dados dos candidatos e das empresas que estão selecionando.

Há milhares de empresas contratando e muitas vagas específicas. É muito fácil compreender, que se pudermos disponibilizar nosso curriculum as empresas que estão selecionando nosso perfil, teremos muitas entrevistas a fazer e opções entre as empresas que desejarmos trabalhar.

Não há muito sentido hoje, entregar currículos aleatoriamente em empresas que nem sabemos se estão contratando para cargos que podemos preencher.

A empresa recebe um curriculum e não o aprecia, independentemente da qualidade que tenha, pois a contratação segue normas internas e particularidades de um setor que decidirá o momento em que seja efetivamente anunciada uma seleção de pessoal. Entregar currículos a empresas que não estão com vagas abertas naquele perfil é atirar no escuro sem ter expectativa real de sucesso.

O associado de um bom site de recolocação tem oportunidades de obter dicas de carreira por profissionais especializados. Terá também recursos de análise de curriculum, envio de mini-currilum, carta de apresentação, marketing pessoal e outros recursos mais modernos que o colocará a frente de outros candidatos.

A realidade do país é difícil. Fala-se muito em desemprego. Mas há quem não fique andando a deriva nas ruas do centro procurando agências e batendo em portas fechadas. Pelo contrário, no conforto de seu lar, sem despesas com condução e alimentação, mas com simples cliques no mouse, envia seu curriculum com a expectativa firme e segura de que seu curriculum será analisado e deve apenas se preparar para suas entrevistas, e ainda poderá analisar e escolher, dentre as empresas que o convocaram para uma entrevista, em qual deseja ficar.
Autor: Adriano Martins Pinheiro


Artigos Relacionados


Marketing De Carreira: Encontre Seu Emprego Na Internet

Marketing De Carreira – Encontre Seu Emprego Na Internet

Recrutamento E Seleção De Pessoal

7 Dicas De Marketing Para Conquistar Um Emprego

Marketing Pessoal - Conquistando Um Emprego

Marketing Pessoal Na Hora De Procurar Emprego

Como Fazer O Currículo Perfeito