FUNDO SOBERANO



Como podemos falar em Fundo Soberano, de USD 15 bilhões, criado com recursos que irão aumentar o nosso endividamento interno ?
O Tesouro não tem recursos sobrando e o superavit primário, em 2007, não passará de R$ 90/100 bilhões, o que não será suficiente para zerar a conta de juros, que deve passar de uns R$ 160 bilhões.
Se um terço (1/3) de todas as receitas do Tesouro Nacional, com exclusão da previdencia , são consumidas com Juros e Encargos da dívida de $ 1,3 trilhões, aonde buscar esses recursos com custos anuais abaixo de 6% ?
Eu digo custo abaixo de 6% ao ano, porque o referencial do BNDES, para financiamentos, é a TJLP de 6,25% ao ano, com spred variável. O Banco , diretamente ou através do Tesouro Nacional, não poderia nunca capitar recursos a 11,25% ao ano, para aplicar na iniciativa privada, com remuneração abaixo desse porcentual. Seria uma agressão aos brasileiros que pagam impostos.
E financiar aquisição de empresas no exterior, é uma temeridade e foge totalmente das finalidades do BNDES e do TESOURO NACIONAL, além de sacrificar o desenvolvimento da economia interna.
Como acontece no primeiro mundo e é o correto, organismos de Fomento como o BNDES, só valorizam e viabilizam Financiamentos
para as Exportações de Bens de Capital, gerando mais produção, empregos e rendas.
Também financiar serviços, é outra temeridade, podendo gerar corrupção com os super faturtamentos , sem deixar no país mais empregos ou renda.

O BNDES deveria entender que a participação dos bancos privados ainda é inexpressiva nos financiamentos de médios e grandes empreendimentos nacionais
A participação do sistema financeiro, nos empréstimos, não passa de 35% sobre o PIB, enquanto a média internacional passa de 70%. E só chegamos a esses 35%, com a participação expressiva do Banco do Brasil, do BNDES, da Caixa Federal e de outras instituições de créditos oficiais.
O BNDES e os demais bancos oficiais citados, não podem se tornarem os únicos responsáveis pelas linhas de créditos no médio e longo prazo, cobrando juros viáveis para os empreendimentos empresariais.Os bancos privados não podem continuar com a política de empréstimos no curto prazo e a juros elevados.
Para os financiamentos no Longo Prazo, os Bancos Privados basicamente transferem recursos do BNDES e com respeitável ágio.
Portanto, ao invés de se pensar E SONHAR em um FUNDO SOBERANO, COM ENCARGOS FINANCEIRO PARA A UNIÃO, BASTA AO GOVERNO UTILIZAR UNS 15 BILHÕES DE DÓLARES DE SUAS RESERVAS , PARA ANTECIPAÇÃO DE PAGAMENTO DE TÍTULOS DO TESOURO NACIONAL.
ESSES RECURSOS SERIAM INJETADOS NA ECONOMIA, ATRAVÉS DO SISTEMA FINANCEIRO E QUE FORÇOSAMENTE PASSARIA ATENDER Á DEMANDA REPRIMIDA, COMO ALEGOU O PRESIDENTE DO BNDES.
E MAIS AINDA, OS BANCOS CUMPRIRIAM A FINALIDADE DE AGENTES DA INTERAÇÃO CAPITAL/TRABALHO E O TESOURO NACIONAL AGRADECERIA A REDUÇÃO DO PRINCIPAL E JUROS DO ENDIVIDAMENTO INTERNO.
FUNDO SOBERANO É P/SOBERANOS MESMO
Autor: João da Rocha Ribeiro Dias


Artigos Relacionados


O Bndes Deveria Ter Melhores Critérios Para Realizar Seus Empréstimos

As Reservas Internacionais JÁ EstÃo Fazendo Mal Ao Tesouro Nacional

InflaÇÃo, Juros E DÍvida Brasileira

Bndes Uma Grande AgÊncia De Desenvolvimento

Como Era FÁcil Sacar Recursos Do Tesouro Nacional

Diretora Do Banco Central NÃo Tem RestriÇÕes Ao Capital Especulativo

Com DÍvida Treze Vezes Menor, Pagamos A Metade Dos Juros Do Tesouro Americano