10 razões para planejar o futuro da empresa
O altíssimo índice de mortalidade das empresas dá-se pela falta de FOCO provocada pela falta de planejamento, portanto pense sobre os objetivos que você definiu para sua empresa. Estes objetivos refletem o que você absolutamente, positivamente, obcecadamente pretende alcançar. Eles estabelecem as prioridades e devem ser consistentes, "amarrados" uns aos outros de tal forma que juntos, representam de forma clara e compreensiva os fundamentos da empresa.
LEMBRE-SE - "Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve!"
2. SUA EMPRESA consegue identificar as Melhores Oportunidades?
Se você quer que sua empresa cresça e prospere ao longo do tempo, você precisa tirar vantagem das oportunidades de negócio que aparecem e desaparecem no seu caminho. Seu "Plano de Negócios" deverá ajudá-lo a identificar e principalmente qualificar estas oportunidades.
3. SUA EMPRESA se preparou para Ameaças?
O "Plano de Negócios" deverá apontar as maiores ameaças para sua empresa com antecedência. O plano deverá também oferecer estratégias defensivas e de sobrevivência que evitam o “desastre” por negligenciar sinais de mudança na dinâmica do mercado que sua empresa atua.
4. SUA EMPRESA conhece seus Clientes?
Quanto mais você conhece seus clientes – quem são, onde atuam, o que querem – mais você conhece sua empresa. Clientes sinalizam como ser bem sucedido no mercado. O seu “Plano de Negócios”: descreve seus clientes; seus comportamentos; agrupa, segmenta, quantifica, qualifica etc.
Conhecer o cliente é fundamental para desenvolvimento de novas ofertas.
5. SUA EMPRESA mapeia a Concorrência?
Você não pode ignorar seus concorrentes, muito menos subestimar sua capacidade de roubar seus clientes. Você deve ser capaz de identificar: quem são, quantos são e onde eles planejam ir no futuro próximo. Examinar a concorrência representa uma área extremamente dinâmica no “Plano de Negócios”. Seus movimentos devem ser monitorados constantemente com o objetivo de antecipar e neutralizar suas movimentações.
6. SUA EMPRESA reconhece suas Forças e Fraquezas?
As forças e fraquezas de sua empresa determinam sua capacidade de ser agressivo no mercado que atua. Seu “Plano de Negócios” deve obrigatoriamente reconhecer suas forças ou competências e assim determinar ações com métricas que garantem sua manutenção. Devem também reconhecer suas fraquezas com franqueza - esta última parte é a mais difícil. É necessário determinar ações corretivas com métricas que garantam sua neutralização.
7. A Estratégia da SUA EMPRESA é compreensiva por parte de seus colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros?
A estratégia definida descreve como sua empresa pretende alcançar seus objetivos. Devem ser: específicas, mensuráveis, factíveis, realísticas e com tempo determinado de início e fim. Se sua empresa não tem estratégias compreensivas, ratificadas e publicadas, certamente sua empresa está sem rumo e também certamente seus investimentos estão saindo pelo ralo do esgoto.
8. SUA EMPRESA tem um conjunto de índices de performance?
Devem ser poucos e 100% associados as suas estratégias financeiras, estratégias mercadológicas, operacionais e de capacitação.
9. SUA EMPRESA está realmente, formalmente, pronta para mudanças e novos desafios mercadológicos?
Se a resposta for NÃO, mexa-se, pois sua empresa não tem esta alternativa.
10. SUA EMPRESA possui um plano de negócios claro, conciso e atual?
Seu “Plano de Negócios” precisa ser um documento vivo. Deve ser um verdadeiro “oráculo” para que seus líderes, diretores e gerentes busquem por orientação nos períodos de incerteza ou ambigüidade.
A manutenção ativa do “Plano de Negócios” proporciona a sua empresa 1 (um) único benefício. VANTAGEM COMPETITIVA!
O que mais sua empresa precisa pra ter sucesso?
O framework abaixo ilustra passo a passo como construir um planejamento estratégico compreensivo incluindo um plano de marketing e comunicação coerente e consistente com os objetivos e estratégias.
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Autor: Nori Lucio Jr.
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