Fundo do poço tem mola!



Fundo do poço tem mola!

Estamos beirando o fim de 2007, o próximo ano esta preste a iniciar, que ele venha e traga muitas realizações pra todos nós. Mas será que o que colhemos neste ano foi bom? Porque o que vamos colher no futuro sempre é fruto de nossas atitudes de um passado recente ou distante. Conheci uma figura ímpar, cheia de vida nos olhos e no coração, um homem que nunca se deixou abater por adversidades, Sr Thay Q. Nghia, Diretor da Goóc, e na ocasião do nosso encontro ele falou: “JAMAIS IREMOS TER UM FELIZ ANO NOVO SE CONTINUARMOS A COMETER NOSSOS MESMOS ERROS”.

Quando estamos em situação de desconforto seja profissional, pessoal ou até mesmo financeiro, a primeira coisa afetada é nossa auto-estima, e quando ela não vai bem, nos sentimos no tão famoso “Fundo do poço”. A boa notícia é que existe solução pra esta situação, e o mais legal é que ela está próxima, ou melhor, em nós mesmos. Como disse meu amigo de faculdade Rodrigo Tomazoni, “Fundo do poço tem mola, agora faça por onde pisar nela, senão não conseguirá sair”, ou seja, mesmo durante a queda temos que tomar as decisões certas para não cair no lugar errado.

Se você está investindo seu tempo para ler este texto, já é um fator positivo, pois toda mudança inicia quando começamos a mudar nossas atitudes. Seu problema pode ser comportamental, peça ajuda a seu supervisor, gerente, diretor, e eles sempre dirão em que você pode melhorar, são craques nisso. Peça ajuda aquele seu cliente amigo durante uma conversa sem intenções e sem cerimônias. Peça ajuda ao cliente que não lhe compra, pergunte qual o motivo de rejeitar seu produto ou serviço, descubra e reverta a situação. Peça ajuda a quem não tem nada a ver com seu trabalho. Ajude-se, será que você está feliz com o que está realizando? Reflita, grite. Se chegar a conclusão que não está feliz, sempre há tempo para novos vôos, neste caso busque-os, se descubra o quanto antes, mude e seja feliz.

Para os que continuarão neste árduo e prazeroso vôo, digo que a profissão de vendedor, ao contrário do que alguns imaginam, jamais irá se extinguir pela ameaça da tecnologia. Computadores não abraçam, não tomam cafezinhos com clientes, não brincam se o time foi rebaixado ou vai pra libertadores. Contudo, é verdade que o funil da contratação está sendo muito usado. As empresas buscam profissionais mais capacitados, experientes, diplomados. Você pode estar simplesmente desatualizado. Não pare de crescer, estudar, reciclar-se, APRESENTE-SE! Precisamos sempre querer ser o melhor para no mínimo estar entre eles. Os que não se adaptarem a esta filosofia, cada dia mais estabelecida, estarão assinando sua sentença de óbito profissional.

Problemas sempre irão existir, a maneira que nós os encaramos é que determina de que realmente somos capazes. Procure manter a calma, perder a cabeça não adianta, pois o desespero nunca fecha negócio algum. Todo mundo navega quando o mar está calmo, mas é durante a tempestade que reconhecemos os verdadeiros campeões.
Ajuste seu FOCO, ainda que lento, quem tem foco, é mais rápido do que aquele sem meta alguma. Se não sabemos pra onde vamos, qualquer caminho resolve.

Trabalhe sua auto-estima, um estudo recente da Universidade de Harvard, indica que ela é uma das principais qualidades do profissional de vendas de sucesso.

Não deixe pra tentar descobrir próximo mês, busque hoje o que está errado em suas atitudes e mude, não tenha medo de começar algo novo, lembre-se que Noé, um amador, construiu a arca, e um grande grupo de profissionais gabaritados construiu o Titanic.

Desejo sucesso a todos nós. Que este Natal seja de alegria e que tenhamos um 2008 repleto de aprendizagem, saúde, paz de espírito e colheitas produtivas.

Jean Oliveira
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Autor: Jean Carlos de Oliveira


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