Sua empresa faz uma comunicação eficiente?



Há muito tempo, ouvimos dizer que a propaganda é a alma do negocio. Desde uma época em que pouco se falava em comunicação, e muito menos ainda em estratégias de comunicação, como objetivo de fixar uma marca ou produto no mercado. E de certa forma nem se ouvia falar em planejamento estratégico, para tornar sua empresa conhecida e bem vista diante da concorrência.

Atualmente muito se fala de investimentos em marketing, e consequentemente muito se gasta com isso. Mas será que por algum momento, já parou para se perguntar, se seus investimentos em comunicação tem causado efeito sobre seu nicho de mercado? Já se questionou, alguma vez se este empenho tem alcançado seu público alvo?

Não pretendo abordar questões sobre o marketing como um todo. Pretendo, não falar apenas sobre a propaganda, umas das principais ferramentas da Comunicação Empresarial. Mas analisaremos alguns aspectos de como sua empresa interage com seus parceiros, colaboradores e consequentemente com seus clientes potenciais.

Não basta apenas ter um belo impresso, um catálogo de produtos com acabamento em alto padrão, nem tão pouco um site de ultima geração. É preciso ter uma linguagem especifica, objetividade e principalmente conter aspectos textuais que facilitem a compreensão e o entendimento sobre seu produto e/ou serviço. Essa informações precisam ser compreendidas de maneira extremamente simples e clara, pelos seus clientes e colaboradores. Já se questionou ou ouviu a opinião de sua equipe a respeito do material que tens produzido, se ele contém informações claras e fáceis de serem entendidas?

Devemos observar o fato de que, ao distribuir, impressos, catálogos, etc. Não podemos esperar que o receptor da mensagem leia e imediatamente faça uma compra ou assine um contrato. O que eu quero dizer com isso, é que quanto mais claras e objetivas estiverem as informações usadas na ação mercadológica, mais curto será o caminho do cliente ao encontro da solução que tanto almeja, que seria seu produto ou serviço.

Anúncios em geral e catálogos com informações confusas, explicações complicadas e complexas, distanciam seu cliente de você e o aproxima de seus concorrentes. Por isso entender o linguagem mais adequada para cada perfil de cliente e para cada nicho específico de mercado é extremamente importante, e faz parte de uma das etapas do planejamento estratégico de comunicação e marketing empresarial.

Uma grande quantidade de empresas, focadas incorretamente na contenção de despesas sem planejamento. Deixam de contratar um consultor especializado ou uma agencia de propaganda e marketing, na ilusão de que estão contendo despesas, acabam indiretamente eliminado vias de acesso e canais de comunicação, investem em materiais não produzidos com a estratégia adequada para haver uma abordagem mais completa de seu público alvo. Conhecer e entender, seu cliente e o que ele precisa ou deseja com solução prática é extremamente importante para seu negócio.

Além disso é preciso manter um bom relacionamento com sua equipe de vendas, os capacitando para um pleno conhecimento sobre sua empresa serviços e produtos. Os deixando mais próximos de seus clientes. Imagine que você venda cadeiras, por exemplo. E ao lado de sua empresa existe um escritório sendo reformado precisando comprar novas cadeiras, mas como podem comprar de sua empresa se não sabem que ela existe, ou se as informações usadas na divulgação não são claras ao ponto de entender, que você vende o tipo de cadeiras que eles procuram. A comunicação neste caso tem um alto percentual de falta de planejamento. Logo ali, ao seu lado um grande cliente potencial querendo comprar, e você precisando vender. Tão perto e ao mesmo tempo tão distantes, isso é o que ocorre quando há falta de uma comunicação eficaz em sua empresa.

Ter contato direto, manter relacionamento com clientes, ouvir o que sua equipe de vendas tem a dizer, e contratar uma consultoria de marketing ou comunicação empresarial, pode alavancar seu negocio.

Lembre-se, muitas empresas não investem na contratação de uma agência de comunicação, ou em uma consultoria de marketing, por achar que teriam um custo muito alto, e acabam gastando muito mais desperdiçando receitas, fazendo comunicação sem planejamento e de forma indevida.
Autor: César Silveira


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