Marketing: Você sabe o que é?



Em nossa coluna de Marketing, já falamos sobre o quanto é importante fazer diferente, encontrar ferramentas para se destacar com criatividade e simplicidade. Se você seguiu algumas daquelas dicas, parabéns, agora pratica o marketing em sua empresa. Mas espere um momento; o que exatamente é isso?

Pergunte a quem quiser, mas poucos são os que conhecem o significado real do termo. Muitos dirão que é o mesmo que publicidade e propaganda. Outros estão certos que sua maior relação é com as vendas. Ainda existem aqueles que dizem ser uma das áreas da administração. A verdade é que todos estão certos, mas também errados. Como assim? Bem, acontece que o marketing tem relação direta com todos esses elementos, mas é muito mais amplo.

Então como definir o termo de forma correta? A origem da palavra marketing está no inglês, em referência direta a mercado. Em português poderia ser substituído por mercadologia, a ciência ou o estudo do mercado. Segundo o Aurélio, a palavra indica o conjunto de estudos e medidas que provêem estrategicamente o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor, garantindo êxito da iniciativa. Que a definição é bonita, não há dúvida. Contudo, o que significa na prática da sua empresa?

Em primeiro lugar, você decide abrir seu próprio negócio. Nessa etapa é necessário estudar possibilidades coerentes com o investimento que você pode fazer, e que tenham futuro promissor. É hora de ler livros e revistas especializadas, procurar instituições – como o Sebrae – que possam orientar os primeiros passos, conversar com amigos e outros empresários, conhecer a concorrência. Tudo isso é marketing.

Superada a etapa inicial, é hora de montar a empresa. Depois de se instalar em um ponto que garanta bom acesso para o cliente, você investe em uma decoração atrativa, escolhendo também os melhores produtos ou serviços, buscando garantir que o consumidor potencial possa chegar até eles. Nesse momento você opta por instalar um sistema de vendas pela internet, contratar uma linha 0800, definir horários de atendimento considerando a disponibilidade do cliente. Tudo isso é marketing.

Depois de mais essa fase na elaboração do seu empreendimento, começa o treinamento da equipe de vendas e atendimento ao cliente. A instrução é cativar o público para garantir que ele retorne sempre, inclusive atraindo novos consumidores com a propaganda boca-a-boca. Também é hora de descobrir como encontrar o cliente. Que locais ele freqüenta para que você possa distribuir cartazes e folhetos promocionais? Que estações de rádio ele ouve? Que programas assiste na TV? Responder tais perguntas também é tarefa do marketing, mesmo antes de abrir as portas da sua empresa.

A verdade é que o marketing começa a atuar quando seu negócio é apenas uma idéia, continuando a atuar em todas as etapas futuras. Ele é um conjunto de estratégias que ensinam a avaliar o mercado, descobrir aquilo que o cliente precisa e que não encontra na concorrência, e a fornecer isso a ele. Em outras palavras, ele é a receita do sucesso.

(Leia mais artigos sobre o tema no site do autor)
Autor: André Brasil


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