Marketing Estratégico: Lições de Roberto Jefferson



Olá, leitor. Peço licença para elaborar um artigo com uma fuga ao nosso mundo empresarial. Vamos falar sobre o que podemos aprender com as estratégias da política. Mais especificamente, vamos analisar uma das situações mais atuais de nosso tempo: o caso Roberto Jefferson.

Em um rápido resumo, o deputado foi acusado de envolvimento em corrupção. Com tranqüilidade, se defendeu no Plenário da Câmara, mas continuou a ser alvo de acusações. Então vieram as pressões para deixar a presidência do PTB. Contrariando o esperado, Jefferson continuou a agir com calma em duas linhas diferentes: numa ele foi para a imprensa e denunciou casos ainda mais absurdos de roubalheira pública; em outra, convocou uma reunião nacional do partido para avaliar sua permanência como presidente.

Os fatos caminharam, muita sujeira veio à tona, mas Jefferson manteve a calma na Comissão de Ética e na reunião do diretório do PTB, em Brasília. Meus amigos, lá presenciei o que para mim era inimaginável. Foram dezenas de senadores, deputados, prefeitos, governadores enaltecendo Roberto Jefferson. Em horas seguidas de discursos, cada orador repudiava a idéia de afastar o deputado da presidência do partido, uma vez que ele se tornara um símbolo da “coragem” e do “trabalho em prol do Brasil”.

Contudo, apesar da aprovação unânime de sua permanência à frente do PTB, o deputado pediu seu afastamento para não envolver o nome do partido nas acusações que precisará responder.

Mas o que podemos aprender com ele? Bem vejamos algumas habilidades estratégicas essenciais para qualquer político (e também empresário):

Calma – Jefferson poderia ter renunciado ou pedido afastamento do PTB nos primeiros sinais de dificuldade. Contudo, ele teve calma e não se precipitou. Aguardando o momento certo para cada ação, ele deixou de ser o “deputado que podia ter sido expulso do partido” para ser “aquele que contou com o apoio de todos, mas foi nobre em não envolver os colegas nos erros que cometeu”. Agora pergunto: na sua empresa você aguarda o momento certo para agir ou se precipita e paga caro por isso?

Planejamento – O deputado convocou a reunião do partido e garantiu a preparação de eventos que motivassem cada membro do PTB a apoiá-lo. Lembro-me que, em meio à maratona de discursos, Jefferson ouvia as palavras de apoio e direcionava olhares de “eu não te disse?” para amigos e familiares. Ele sabia muito bem o que estava fazendo. Então, você planeja o caminho de sua empresa pensando no presente imediato ou no futuro desejado?

Segredo – O impacto causado nos militantes do PTB e na imprensa que acompanhou a reunião do partido foi resultado do segredo dos verdadeiros objetivos de Jefferson naquele encontro. Essa foi uma das chaves do sucesso da manobra política. E em sua empresa? Você surpreende clientes com ações positivas e causa desespero na concorrência ao agir de maneira inesperada (mas na verdade planejada em segredo com toda a antecedência necessária)?

Bom, com isso lhe convido a ficar de olho em cada manobra política sendo traçada em frente aos nossos olhos. Daí é só pensar: como aplicar, em meu negócio, as estratégias que todos usam para melhorar a imagem, convencer opositores, conquistar espaço na mídia e garantir palavra forte nos meios do poder? Garanto que tudo o que você irá aprender é o mais puro marketing que garantirá o sucesso do político e do empresário que souber aplicá-lo.

(Leia mais artigos sobre o tema no site do autor)
Autor: André Brasil


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