Canivete em briga de espadas



Não interessa a habilidade de um espadachim, se ele entrar em uma briga de espadas com um canivete nas mãos, tem grandes chances de ser derrotado. Essa é uma das lições mais importantes que aprendi em minha vida, e que quando ignorada pode trazer resultados catastróficos.

Para entender melhor o conceito, vamos voltar no tempo e encontrar um exemplo da política brasileira: 1978, o governador de São Paulo era escolhido indiretamente pelo chamado Colégio Eleitoral. O Presidente da República, Ernesto Geisel, indicou Laudo Natel para o cargo, praticamente uma garantia de vitória. Porém, o concorrente de Natel, Paulo Maluf, não ia desistir facilmente.


Enquanto Natel vivia sob a sombra do "já ganhou", sem aplicar todos os seus recursos para garantir a vitória, Maluf trabalhava. Para que você tenha uma idéia, um dos fatos mais notáveis da campanha de Maluf está no fato que ele visitou, um por um, todos os delegados com direito a voto. E fez isso em suas próprias cidades. Podemos falar também que, no dia da eleição, ele sabia o nome da mulher e dos filhos de cada um dos delegados. Resultado: ele ganhou por 617 votos a 589.

Pois aqui está o conceito da espada x canivete. Natel se julgava um grande espadachim, imbatível na arte da política. Talvez ele até tivesse razão, mas se achou tão superior ao oponente que decidiu enfrentá-lo sem contar com as armas que faziam dele um grande político. E quando foi enfrentar Maluf com apenas uma fração do que poderia, com um pequeno canivete comparado à espada com a qual poderia contar, foi derrotado.

E você? Quantas vezes deixou de usar todo o seu potencial? Quantas vezes foi a uma entrevista de emprego sem se vestir da melhor forma possível, com as unhas tratadas ou com o cabelo bem penteado? Quantas vezes achou que não precisava estudar para uma prova difícil porque se acha muito inteligente? Quantas vezes não executou uma tarefa com apenas uma fração do seu potencial? Pois acredito que, se tiver feito qualquer coisa parecida, o resultado não deve ter sido muito bom.

A verdade é que a arma de um bom espadachim precisa ser a espada, e cada uma de nossas batalhas pessoais ou profissionais exige uma espada diferente. Então se pergunte: qual é sua espada hoje? Quais são as ferramentas necessárias para executar suas tarefas com plenitude? Se você procura um emprego, precisa de um belo currículo e de uma imagem impecável em suas entrevistas. Se pretende ampliar os negócios de sua empresa, sua espada pode estar em uma bela equipe de vendedores ou em uma estratégia de marketing bem elaborada.

Enfim, na vida não existem vitórias fáceis. Por isso é importante travar cada batalha como se fosse contra o mais difícil dos inimigos. Use todo o seu potencial para vencer seus desafios e nunca aceite o conceito do "já ganhou", pois um dia você pode perder.

(Leia mais artigos sobre o tema no site do autor)
Autor: André Brasil


Artigos Relacionados


Espada

Castelo

A Saga Da Princesa Guerreira E Do Príncipe

A Saga Da Princesa Guerreira E Do Príncipe

Jorge Guerreiro

TrÊs Motivos Que Encorajaram Davi Lutar Contra Golias

Excalibur