Oratória: Falar Bem é Possível



Em um estudo realizado há algum tempo, discutindo os piores e mais assustadores medos do ser humano, o número de entrevistados que revelou temer falar em público foi absurdamente maior do que o número daqueles que disseram ter medo da morte. Se levarmos isto em consideração, em um funeral a maioria de nós prefere estar dentro do caixão a ter que fazer o discurso.

Apesar da brincadeira esta é uma das maiores verdades que conhecemos, já que o medo de enfrentar uma platéia é algo que poucas pessoas tem a coragem ou a disposição de fazer. Agora, por que isto acontece? Por que este desespero ao se dirigir a um grupo de pessoas, sendo que conversamos com nossos amigos e com nossas famílias, de maneira espontânea e com desembaraço, todos os dias?
Muitos já tentaram encontrar uma resposta para esta questão, porém poucos realmente conseguiram. Seja o medo do fracasso, o de ser o centro das atenções ou a pura timidez, o que na verdade importa não são os motivos do problema, mas sim as possíveis curas para ele. Todos aqueles que trabalham com o desenvolvimento de uma boa oratória concordam que a combinação de técnica e prática, cercada de uma boa parcela de boa vontade, é suficiente para transformar este medo em uma grande apresentação.

É importante dizer que na comunicação verbal, na oratória, incluímos não só palestras e seminários, mas também as vendas, a apresentação de um projeto em sua empresa, negociações diversas e qualquer situação em que você precise se expressar com qualidade. Com o passar dos anos a boa expressão passou a ser mais e mais valorizada e se tornou um elemento indispensável para o sucesso profissional. Principalmente porque a má comunicação hoje é muitas vezes confundida com a falta de competência.

Até mesmo em sua vida pessoal é necessário falar bem, afinal de contas ninguém se interessa por uma pessoa que não seja expansiva e comunicativa. Normalmente são aqueles que ficam de lado na conversa, evitando se expressar - e muitas vezes com um grande mau humor - que deixam de se projetar e acabam sozinhos. Este mau humor costuma ser causado pela pressão que o mau orador sente ao ter que falar em público. Quem não sabe falar costuma tentar de todas as maneiras continuar sem fazê-lo, e quando se encontra sem saída fica irritado, agressivo e na defensiva.

O bom orador é mais feliz. Ele é mais requisitado por seus amigos e colegas de trabalho. Ele aproveita as oportunidades que são apresentadas e consegue assim realizar mais do que a pessoa comum.

Tudo isso nos leva a crer que este tipo de pessoa tem uma vantagem muito grande em relação aos outros, mas apesar disso isto não significa que ela tenha um dom natural. Falar bem é um resultado da experiência. Claro que existem cursos que podem ajudar, e muito, no desenvolvimento desta habilidade, porém aqueles que são considerados comunicadores com grande facilidade natural apenas começaram a se desenvolver mais cedo. Quando somos crianças e adolescentes não pagamos um preço muito alto quando nos comunicamos mal. Quem arrisca certamente erra, mas tem como aprender com o erro e crescer. Na idade adulta, quando a expressão verbal é realmente necessária, estas pessoas já se desenvolveram e estão prontas para falar bem.

As pessoas que, por serem mais tímidas ou por não terem tido iniciativa, não aproveitaram as oportunidades de praticar, estão um pouco atrás na corrida para o sucesso. Porém esta corrida não está perdida. Qualquer um, através do uso de técnicas e de um pouco de prática pode tomar um grande atalho nesta corrida e assim se tornar um orador surpreendente.

(Leia mais artigos sobre o tema no site do autor)
Autor: André Brasil


Artigos Relacionados


A Divertida Arte De Falar Bem Em Conversas E Apresentações

Cinco Dicas Para Falar Bem Em Público

A Importância Do "falar Bem!

Marketing Pessoal – Vença O Medo De Falar Em Público

Marketing Pessoal - Vença O Medo De Falar Em Público

O Amor

Melhorando A Comunicação Entre Pessoas