A Obra Do Senhor



Reconhecendo que a OBRA É DO SENHOR:

Exôdo 18: 13  No dia seguinte, assentou-se Moisés para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até ao pôr-do-sol. Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto que fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até ao pôr-do-sol?

Respondeu Moisés a seu sogro: É porque o povo me vem a mim para consultar a Deus;  quando tem alguma questão, vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis.  O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes.  Sem dúvida, desfalecerás, tanto tu como este povo que está contigo; pois isto é pesado demais para ti; tu só não o podes fazer.  Ouve, pois, as minhas palavras; eu te aconselharei, e Deus seja contigo; representa o povo perante Deus, leva as suas causas a Deus,  ensina-lhes os estatutos e as leis e faze-lhes saber o caminho em que devem andar e a obra que devem fazer.

Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez;  para que julguem este povo em todo tempo. Toda causa grave trarão a ti, mas toda causa pequena eles mesmos julgarão; será assim mais fácil para ti, e eles levarão a carga contigo.

Vem-nos a Palavra do Senhor dizendo:

Filho do homem, tu me amas?

Se me amas, apascenta minhas ovelhas.

Sim, "minhas ovelhas", este deve ser o entendimento que tanto o Senhor vosso quanto delas, é o mesmo, e que nisto estamos para a salvação que é em Cristo o NOSSO Senhor.

Jamais, devo pensar que a obra de Deus é por minha causa ou que possa eu, estar levando-a por merecimento. A faço por que sou incumbido. A obra ainda será dEle e voltará para Ele.

Moisés pensava que tudo quanto havia acontecido e estava acontecendo com  o povo SEPARADO POR DEUS, era por sua causa, e dado a isto pensava poder carregar aquele povo por seus próprios méritos, sem contudo dar-se conta que era Deus no negócio, tanto na sua incumbência quanto no resgate de todos, inclusive do seu próprio resgate do Egito. O que levava então  Moisés a temer  ser desrespeitado ou quem sabe ser ajuizado perante o seu Deus? Talvez a própria falta de fé  nele mesmo. E quem sabe achava, que se não fosse ele, jamais aquele povo teria saído do Egito. Deus poderia ter levantado outra pessoa qualquer, mas  preferiu a Moisés, também a Araão e também a Josué, e até após, apareceu Jetro  a dar-lhe conselho de como deveria agir sobre a causa divina, que era à orientação do arraial de Deus pelo deserto, em que TODOS caminhavam rumo à Palestina, a um lugar chamado CANAÃ.

Jetro, pessoa sábia, juiz em suas terras, conhecedor da natureza humana, soube com sábia maestria dizer a Moisés o que lhe seria de conveniência, como ser humano e não um deus, que era para ele DIVIDIR tarefas, sabendo que de todas elas, os responsáveis teriam que dar-lhe contas, como ORIENTADOR e conselheiro maior daquele grande arraial. O arraial de Deus, que andava pelo deserto, o arraial que por momentos as pessoas se tornavam incrédulas, mas ainda caminhavam rumo ao PROPOSTO.

Poderia Moisés suportar mais, por muito mais tempo, tamanha incumbência ?

CERTAMENTE NÃO. Jetro  foi decisivo na saúde e na vida do seu genro Moisés. Percebeu Jetro que Moisés estava se exaurindo pouco a pouco e que sua saúde estava se fragilizando., razão pela qual deu-lhe o conselho que mudou o rumo das coisas aquele povo. Povo de Deus, separado para os seus propósitos. Dando a orientação que dispusesse Moisés à separar alguns para poder dividir-lhe a carga de sua tarefa, que era levar o povo à terra prometida. Algo diferente em tempo atual?

Fazendo assim, soube usufruir do que Deus lhe havia delegado, sem contudo deixar de ser ele o líder.

Uma pergunta se deva fazer neste momento:

Alguém pensa que por ter sido um dia encarregado de estar à frente de uma igreja, pensa que poderá fazer  a obra do Senhor, sozinho?

Jamais!

A obra do Senhor, já era antes de ti, é antes de ti, obra Dele, e ainda  será após tua passagem como líder, OBRA DELE, do Senhor..

Simplesmente você a faz por merecimento de Deus a você, sem  contudo  você ainda deixar de ser SERVO apenas.

No meio de tantos arraiais DO SENHOR há tantos outros Jusué's e tantos outros Jetro's, que faz-se necessário dar uma olhada  em volta. Parar um pouco. Fazer a contemplação de como se tem levado o povo, e após , saber, ou melhor, RECONHECER que sou simplesmente um despenseiro da SEARA e aquele que fará a colheita é o SENHOR QUE UM DIA TAMBÉM, TE CHAMOU PARA A SUA CAUSA.

É preciso quem sabe, recomeçar de REFIDIM para um novo  entendimento e uma nova concepção do que seja o encargo de uma liderança sábia. Reconhecendo a todos os expoentes que estão ao redor e que necessitam ser TAMBÉM responsabilizados à obra .

Jesus Cristo um dia falou aos seus discípulos "O MEU JUGO E LEVE E MEU FARDO É SUAVE",  tanto este aguilhão é vosso, quanto nosso  em fazer pertencer à GRANDE COMISSÃO DE CRISTO.

Se abro mão de minhas responsabilidades aí sim poderei ser cobrado em fazer a obra desleixadamente, mas se  divido  a carga, aí saberei que há um Deus que a todos contempla indistintamente e que não tem preferidos, mas busca a que todos O prefiram.

O orgulho pessoal pode ser um instrumento contrário à vontade de Deus e seus desígnios a todos quantos Ele tem chamado.

Miqéias 5.4  Ele se manterá firme e apascentará o povo na força do SENHOR, na majestade do nome do SENHOR, seu Deus; e eles habitarão seguros porque, agora, será Ele engrandecido até aos confins da terra. Este será a nossa paz.

Fala assim a PALAVRA DO SENHOR:

Mateus 6:1  Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, não tereis galardão junto de vosso Pai celeste.

Quem recebe um profeta, no caráter de profeta, receberá o galardão de profeta; quem recebe um justo, no caráter de justo, receberá o galardão de justo.

Esta é a PALAVRA QUE NOS VEIO, para vossa MEDITAÇÃO e ORIENTAÇÃO.

Valdir Carvalho - Cascavel-Pr, 29.12.2007


Autor: Valdir Carvalho


Artigos Relacionados


TrÊs Sorrisos De Maria

SolidÃo...

Vida Cristã

Quem Sou Eu...quem és Tu ?!

Faces

Brasil, Dilema De Um Povo Esquecido

Derrubando Muralhas