Aumenta demanda de informações sobre negócios



A busca por informações sobre negócios registrou número recorde de demanda na Central de Atendimento ao Cliente do Sebrae no Rio Grande do Sul.

Em 2007, foram mais de 147 mil atendimentos, sendo 143,5 mil por telefone e os outros 3,5 mil por e-mail.

A central, canal de comunicação entre empresários de micro e pequenas empresas e a Instituição no Estado, busca oferecer comunicação ágil por meio de atendimento personalizado, esclarecimento de dúvidas relacionadas ao universo empresarial e captação de necessidade dos clientes para aplicação no processo de melhoria contínua das soluções do Sebrae.

Segundo dados do departamento, os principais temas procurados pelos clientes são: Assessoria para Planejamento e Abertura da Empresa, Orientação para Acesso ao Crédito, Dúvidas sobre legislação, pesquisa de mercado e soluções em gestão, com ênfase em marketing e finanças.

O canal de comunicação realiza atendimento técnico sobre o universo empresarial e sobre as soluções Sebrae, além disso, trabalha na comercialização de cursos e convida os clientes a participar de eventos ligados à área empresarial.

Além do telefone, dúvidas por e-mail, fax e cartas também são respondidas. As sugestões, reclamações e elogios enviados pelos clientes são registrados e acompanhados. Outra forma de atendimento que pode ser utilizada pelos empreendedores é o Fale Conosco, disponível no site www.sebrae-rs.com.br.

"Sabendo o que o empresário da micro e pequena empresa precisa, teremos condições de desenvolver soluções adequadas a essas necessidades", destaca a assistente técnica do Sebrae/RS Ana Cristina de Almeida.

De acordo com ela, o cliente manifesta suas necessidades e a Instituição têm a chance de contribuir com informações técnicas de qualidade, que poderão impactar diretamente em suas decisões empresariais.

A Central de Atendimento conta com equipe de 14 pessoas treinadas constantemente por meio de cursos, fóruns e bate-papos temáticos.

Para o proprietário da Auto Peças e Mecânica Saturnino, de Porto Alegre, Sebastião Fialho Cabral, a central é extremamente útil para o desenvolvimento de seu negócio.

“Eu uso o canal para ter informações sobre palestras e cursos que serão realizados. Por meio dessas capacitações aprendi como empreender e como administrar melhor meu negócio, aumentando meu faturamento”, revela o empresário.

Fialho projeta, para este ano, participar do 'Sebrae Ideal – Programa de Desenvolvimento de Líderes', que busca incentivar o desenvolvimento de lideranças para contribuir com o crescimento das empresas, das comunidades e das regiões.

Além disso, pretende estimular seus gestores a se capacitar em Gestão de Pessoas, Excelência em Gestão e Atendimento ao Cliente.
Autor: Alfredo Passos


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