As crianças e os possíveis efeitos negativos da televisão
Os programas de televisão para crianças nos Estados Unidos começaram em 1950. Por volta de 1951 a televisão mostrava 27 horas por semana de programas direcionados para crianças. O horário mais comum era nos finais da tarde e a noite com programas de curta duração. Nesta mesma década, o sábado pela manhã foi escolhido e desde então tem sido mantido esse horário para as crianças. Em 1960 houve uma mudança para os programas baseados em animação que eram mais baratos de produzir. Quanto mais baixo o custo, mais programas podiam ser produzidos e a televisão direcionada para as crianças ganhava mais audiência. Em 1970 os programas demoravam mais para aumentar o número de usuários e nos anos 80, chegou a televisão a cabo. Isto enriqueceu e aumentou as possibilidades para as crianças e canais dedicados a elas foram ao ar.
Assim como a indústria crescia, também aumentava a preocupação sobre a saúde, o progresso acadêmico e os efeitos da violência na televisão. Os primeiros testemunhos envolvendo os efeitos da violência no comportamento juvenil foram trazidos a público nos Estados Unidos desde 1952. Os efeitos da violência na televisão têm sido estudados desde 1964 quando foi oficialmente declarado que a televisão era um fator no comportamento das crianças. A principal preocupação era que os efeitos de violência na televisão aumentassem um comportamento semelhante nas crianças.
Então, o que ficou determinado por pesquisas com respeito às crianças e a violência na televisão? Dois resultados foram descobertos; catharsis e estimulação que ainda são as principais teorias nesta área. Descobriu-se que a catharsis removia a negatividade, enquanto que o efeito da estimulação aumentava emoções violentas que mais tarde mostrava ser o resultado mais provável. Está provado que há uma relação direta com violência na televisão e o aumento da agressividade. Entretanto, os resultados eram maiores entre crianças que testemunhavam violência doméstica mais do que as que a viam na televisão.
Outros estudos mostraram que existem efeitos cognitive quando as crianças assistem à televisão uma vez que são estimulados por movimentos visuais. Isto inclui o movimento da cor, ângulos da câmera, e vista panorâmica. A televisão direcionada para as crianças leva isto em consideração e este é o motivo pelo qual as crianças parecem mais atenta aos programas de televisão. As pesquisas mostram, entretanto, esta atenção para com a televisão é de fato fragmentada antes dos dois anos, mas ela vai aumentando até que chega ao seu ápice aos 12 anos. A compreensão de muitos conceitos se perde até os 10 anos em média porque existe muita informação para se compreender e assim a concetração depende puramente de divertimento.
Em termos de saúde, o problema principal é a obesidade ou a falta de exercício, de modo que a televisão tem sido apontada em parte por este problema. Isto é porque assistir televisão distrai os receptores no cérebro que deixam a criança saber quando estão cheios. Entretanto, não há pesquisas que afirmem que isto tem mais efeito do que os hábitos de alimentação familiares. A televisão é como qualquer outro fator na vida; ela pode ter efeitos positivos em moderação. Não existem sugestões pré-estabelecidas para se assistir televisão, de modo que se trata de gosto pessoal e escolha familiar.
Se você tem preocupações sobre os efeitos no seu filho, o melhor conselho é observar as atitudes familiares junto à televisão. Isto inclui a quantidade de tempo gasta assistindo televisão, os tipos de programas assistidos e até comentários feitos. É possível limitar o tipo de programa assistido, e reduzir o tempo gasto em frente da televisão, oferecendo algum tipo de compensação. Para melhorar os elementos educacionais, discuta os assuntos com honestidade e o seu filho irá tomar interesse sobre este tipo de programa.
Este artigo também pode ser acessado através da seção de Artigos da página http://www.polomercantil.com.br/televisores.php
Autor: Roberto Sedycias
Artigos Relacionados
Denúncia: A Professora Exploradora De Menores
Os Desenhos E A Violência
A CrianÇa - A Tv - O Computador - Os Pais
A História Da Televisão
Tv Lcd: A Nova Cara Do Entretenimento Interno
Hebe Camargo E As CrianÇas Do Zimbo Trio
Os Pais – Como Ter Um Remoto Controle Sobre A Tv