O que é "Brazil" pra você???



Um pequeno garoto, com um pouco menos de dois anos de idade, ainda com dificuldades de pronunciar o próprio nome, brincava de identificar figuras.
Ainda muito pequeno, na maioria delas balbuciava sem que se fosse possível entender o que dizia, até que algo interessante aconteceu, ao ver a figura de uma bola de futebol, o pequeno menino levantou-se, ainda meio desajeitado pela pouca idade, e dando pequenos saltos de empolgação, apontou para a figura e gritou: BRAZIL, Brazil, Brazil! E continuou a gritar repetidas vezes sem se cansar.
Incrivelmente, quando era questionado quanto ao nome daquela figura, veementemente respondia: “é Brazil”.
Certamente você, como a maioria das pessoas, deve estar pensando “nossa, que bonitinho”, entretanto, sem demagogias, isto é, sem dúvida, no mínimo preocupante.
Vejamos.
Se você tivesse que descrever o Brazil com uma só palavra qual seria?
Pense bem!
Existem duas categorias de brazileiros, aqueles que pensam um pouco antes de responder, e aqueles que nem pestanejam, e soltam logo Futebol, Mulher ou Carnaval.
Normalmente esses últimos são os que menos sabem o que acontece em nosso país, não gostam de política, não interessam ou simplesmente não se importam.
Estamos moldando uma sociedade cada vez mais alienada. Não por uma simples criança associar bola a Brazil, mas porque o que o nosso povo pensa de nós, é o que o mundo lá fora irá pensar também.
E, definitivamente, perdoem-nos os moralistas, como diria Rita Lee, “Nem toda brazileira é bunda”.
Nossas mulheres não são promíscuas, no Brazil não se vive de Futebol e Carnaval não é sinônimo de orgia (mesmo que alguns pensem ao contrário).
Estamos massificando uma cultura que nem é puramente brazileira, e nos esquecendo de ensinar o que realmente é BRASIL.
Nossas crianças desconhecem o que é Mata Atlântica, Floresta Amazônica ou Pantanal, não sabem, não querem e não apreciam a cultura verdadeiramente brazileira.
Estamos sendo invadidos por uma onda de palavras americanizadas como Ruffles, HoppyHari, Messenger, DriveTru e etc., mas o pior é que não são eles que se adaptam a nós, e sim nós que estamos tendo que nos adaptar a eles.
Se for BRASIL ou BRAZIL, já não faz mais tanta diferença.
O povo brazileiro não se importa mais. Prefere fazer parte da massa. Não existem mais patriotas, Policarpo Quaresma que o diga.
E quem irá nos respeitar, se nós mesmos não nos respeitamos? (Aliás, nem nossos políticos nos respeitam).
Pode parecer um clichê batido, mas nossas crianças é que vão moldar nosso futuro. Usando as belíssimas palavras de Gabriel O Pensador “Na mudança de atitude não há mal que não se mude, nem doença sem cura. Na mudança de postura a gente fica mais seguro. Na mudança do presente, a gente molda o futuro”.
Agora responda, o que é BRASIL pra você?
Autor: Aline de Freitas Queiroz Louzich


Artigos Relacionados


Criminal Attorneys & Defense Lawyers – Sp – Sao Paulo – Brasil - Brazil

"educassão, Brazil"

Open Pension Funds Could Double Assets This Year

Neymar Na Copa, Fora Adriano!

Eram A Amazônia E A Mata Atlântica Unidas No Passado?

Aggregatibacter Actinomycetemcomitans In Brazil: A Prospective Longitudinal Cohort Study And The Risk Of Aggressive Periodontitis

AtenÇÃo