MEMÓRIA EM JOGO



MEMÓRIA EM JOGO

© Dr. Alessandro Loiola
http://www.dralessandroloiola.blogspot.com/


Exercitar regularmente a memória reduz o risco de Alzheimer, depressão e brigas conjugais com separações litigiosas. E apesar destes e de vários outros benefícios, a maioria de nós trata a memória com desleixo. É quase como se não nos lembrássemos dela. Uma tristeza. Mas você pode começar a reverter isso ainda hoje, utilizando as 3 dicas a seguir.

RECONSTRUA A MEMÓRIA.

Casal saindo do cinema, chove um dilúvio. Param ao lado do carro.
ELE: me passa as chaves, rápido.
ELA: Estavam aqui... – meio braço dentro da bolsa.
ELE: Você perdeu? - tenta cobrir a cabeça com a gola da blusa para se proteger da chuva. Desiste quando vê o tamanho da barriga que ficou de fora.
ELA: É, parece que sim... – e chove.
ELE: Essa sua bolsa... !
ELA: Calma, calma, a gente encontra. – e chove mais.
ELE: Pelo menos você lembra onde perdeu? - ambos ensopados.
ELA: Não... hum, não ficaram com você?
ELE: palpa-se e resmunga alguma coisa em mandarim enquanto tira as chaves que estavam o tempo todo esquecidas no bolso da calça.

Primeiro: ora, se você “lembra” onde perdeu, não perdeu coisa alguma. Segundo: quando achar que esqueceu algo, respire fundo e reconstrua sua memória, seguindo as pistas daquela informação na sua mente. Onde você estava no princípio, com quem, fazendo o quê? A informação está lá, à sua espera. Escondida, não perdida. Insista!

UTILIZE MAIS SENTIDOS.

Ao receber uma informação importante (o nome de alguém ou um compromisso, por exemplo), repita em voz alta ou escreva em um papel.

Outro recurso valioso é criar um Ponto de Lembrança. Por exemplo, se lhe passarem uma data por telefone e você não tiver onde anotá-la, crie um Ponto de Lembrança levantando-se e dando três pulinhos em um só pé, enquanto canta a data em voz alta. Se você estiver em um local público, o efeito é ainda melhor: daí em diante, sempre que você recordar a vergonha que passou, a bendita data irá surgir na sua mente feito um letreiro luminoso.

EXERCITE-SE BRINCANDO

Aprenda a tocar um instrumento musical, faça palavras-cruzadas no ônibus, escolha uma música que você gosta e aprenda a letra... Estas e outras atividades são úteis para manter o cérebro afiado e sempre pronto para processar novas informações.

Um exercício mental bastante útil - e que você pode fazer até mesmo no trabalho -, é o Jogo da Visão Periférica. Além de treinar sua memória, este teste passa a impressão que você está completamente absorto em seu serviço e não à toa de fato.

Funciona assim: durante 10 segundos, concentre sua visão em um ponto fixo à sua frente (a tela do computador ou a garrafa de café, por exemplo), mas procure prestar atenção também ao que está no seu campo de visão periférica. Não trapaceie, não vire o rosto nem desvie os olhos do objeto que fixou inicialmente. Passados os 10 segundos, faça uma lista de tudo que você viu. E então repita o procedimento, tentando adicionar mais itens à sua lista.

Gradualmente, você pode aumentar o nível de dificuldade: sente-se em outro lugar ou peça para um colega adicionar objetos ao ambiente sem que você perceba (um grampeador, um arranjo de flores, uma manada de Zebus, etc). Quando estiver dominando a técnica da Visão Periférica, organize um campeonato com os colegas e garanta sua diversão para o resto do dia. Ah, sim, e não se esqueça: o jogo termina assim que a palavra “Chefe” surgir na lista de um dos participantes.
Autor: Alessandro Loiola


Artigos Relacionados


Twitter Como Uma Ferramenta De Marketing

Organize Sua Bolsa Com Um Refil De Bolsa

Eu Amo Muito VocÊ

Se VocÊ

Deus Sabe...

Aprenda Como Pronunciar Palavras Em InglÊs

O Que Estaria Disposto ?!