Acenda a Fogueira



Você está perdido em uma ilha deserta, sozinho, esperando ser resgatado. Sem saber se alguém virá à sua procura, todas as noites você acende uma grande fogueira, tentando chamar a atenção de algum barco que possa estar passando por perto. Você mantém o hábito por uma semana, um mês, um ano, mas passa a não acreditar na sorte e desiste do fogo. Contudo, será que o resgate esperado não chegará no próximo dia? Se desistir, você nunca saberá.

Manter a força em momentos difíceis é sempre complicado e, quase sempre, temos limites que não conseguimos superar. Seja para conseguir um emprego, para batalhar uma promoção, para estudar para um concurso, todos encontramos nossos limites e paramos de acender as fogueiras necessárias para vencer.
Todos temos limites. Todos chegamos àqueles momentos em que não damos conta de continuar buscando nossos objetivos. Contudo, se você não tem conseguido ter sucesso em suas empreitadas, é possível que esteja desistindo muito cedo. Agora, o simples de você estar lendo este artigo mostra que seu desejo de ir adiante, rumo às suas metas, ainda é forte.

Neste momento, sua maior preocupação é não ser um daqueles cujos limites são tão baixos que passam a maior parte da vida sem fazer nada. Vi um exemplo muito claro disso em uma pessoa que estava procurando, ou melhor, precisando de um emprego. Em um período de mais de dois anos, ela saiu duas ou três vezes para entregar currículos. Recusada por falta de experiência, nunca pegou um livro para desenvolver habilidades que faltavam para se destacar, nunca tentou fazer um curso complementar, nunca saiu da frente da televisão para lutar.

A verdade é: para procurar emprego é necessário acender uma fogueira todos os dias. Vá entregar seu currículo e, se ele não garantir um número decente de entrevistas, faça um curso, aprenda uma nova habilidade, um novo idioma. Continue tentando, continue lutando. Precisou fazer um teste escrito e não passou? Estude para garantir que não aconteça da próxima vez. Conseguiu uma entrevista e não se saiu bem? Vá praticar oratória. Enfim, não desista. O resgate pode estar mais próximo do que você imagina e, desistindo, você pode perder o barco.

(Leia mais artigos sobre o tema no site do autor)
Autor: André Brasil


Artigos Relacionados


Depois De Muito Tempo

Como Alcançar Seus Objetivos

Como Alcançar Seus Objetivos

Nunca Desista Dos Seus Sonhos

Luta

Como Enfrentar O Processo De Recrutamento E SeleÇÃo ?

Tudo Já Fiz