Responda e avalie como você investe em treinamento
Perguntas para gestores de negócios e áreas, recursos humanos e alta administração
1. Pessoas
. Os treinamentos,dos simples aos complexos,são percebidos e tratados com a mesma importância pelos responsáveis inter departamentos na empresa?
. O gestor da área, sua chefia e RH estão envolvidos e comprometidos com o aprendizado?
. Quem decidiu pelo treinamento explicou ao grupo de forma aberta o motivo do mesmo e o que se espera a partir dele? Os ganhos pessoais, profissionais e para empresa.
. Isso é feito mediante cada curso, mesmo que de forma informal junto aos participantes?
.Geralmente buscam definir o agrupamento das pessoas para o treinamento de forma aprofundada, procurando agrupar pessoas de grande consciência pessoal , profissional, institucional, e que percebem a necessidade do aprendizado com clareza e realidade?
. Já possuem planejamento básico do que será incorporado às rotinas, ou novas práticas que servirão para estimular o uso do novo aprendizado no dia-a-dia imediatamente após o curso?
. Os participantes podem optar entre o fazer e não fazer?
. Os participantes percebem e sentem a necessidade desse aprendizado para desempenhar melhor sua função?
. O grupo foi pesquisado anteriormente sobre interesse pelo assunto do treinamento?
. Consegue envolvimento verticalizado e horizontalizado ?
2. Planejamento
. Foram elaboradas e já apresentadas ao grupo antes mesmo do treinamento algumas rotinas práticas que poderão ser incorporadas no dia-a-dia com objetivo de melhoria e também como termômetro sobre o novo aprendizado e sua aplicabilidade nas ações do grupo ou de cada um?
. Essas práticas serão incorporadas ao trabalho para uso de cada treinando no mesmo dia do treinamento?
. A avalição será acirrada nos primeiros quinze dias diariamente com objetivo de ajustes e estímulo e posteriormente semanalmente para medir a efetividade do aprendizado, dos exercícios referentes a ela e das avaliações em si?
. O grupo está sendo estimulado a participar e contribuir com sugestões nos processos para que melhor seja utilizado o aprendizado?
. Estão mensurando estatisticamente as variações de performance comparativamente com as mudanças nos processos, procedimentos ou novas condutas adotadas ?
. Estão orientados para construção e acompanhamento de resultados qualitativos e quantitativos?
3. Mudanças, dúvidas, novas necessidades
. Os treinados estão apresentando dúvidas sobre o assunto?
. Você está conseguindo buscar as respostas e identificar novas necessidades?
. O grupo assimilou como positivo o treinamento?
. Consegue tangibilizar o positivo assimilado por eles?
. Transformam isso em mudanças em processos procedimentos e números?
. Novos ajustes precisam ser feitos?
. O gestor avalia para o grupo seu empenho diante ao aprendizado, por mais simples que tenha sido?
. As mudanças avançam mesmo que em pequenos passos continuadamente?
. Identifica e trabalha as novas necessidades?
. O processo é contínuo?
Respostas
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Item I - Pessoas
Para as 10 perguntas acima, se você respondeu:
Pelo menos 8 respostas SIM;
Você tem boas chances de efetivamente trazer os resultados financeiros, pessoais profissionais para além do curto prazo.
Item II -Planejamento
De 6 respostas SIM, conseguiu responder pelo menos 5 delas positivamente. Pode manter o padrão alcançado no item anterior.
Item III - Mudanças ,dúvidas e novas necessidades
Nesse item, das 10 questões, se responder pelo menos 7 SIM para manter o equilíbrio necessário alcançados nos itens 1, 2, está preparado para obter o resultado final esperado no que tange a retorno de investimento, assimilação de conteúdo, aplicabilidade, melhoria da capacidade pessoal, profissional e emocional do indivíduo.
Conclusão
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A efetividade do treinamento está diretamente ligada à :
Entendimento de que os comunicados, preparativos e rotinas planejadas e executadas anterior e posterior ao treinamento não é nem aburso, nem desnecessário, nem tampouco complexo e demandante de gasto tempo não disponível.É vital que seja feito e pode ser feito.
Consciência, conhecimento e responsabilidade de quem o solicita e de quem o aprova e de como a empresa percebe tal investimento.
Consistência - Verdade, domínio e clareza
Forma com que essas pessoas permeiam pelos grupos e suas atitudes
Disposição para o trabalho – Pois um treinamento gera mais trabalho
Organização e Método - como será realizado o pós treinamento no dia-a-dia.
Interação – O gestor do grupo realmente preparado para lidar com os novos aprendizados, dele mesmo e da equipe.
Abertura para mudanças contínuas em pequena ,média e grande escala, além de competência , pois Conhecimento gera Questionamento, cada vez mais.
Autor: Martha Villela
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