Fabricantes de jóias investem na qualidade
A partir desse conceito, o Sebrae no Rio Grande do Sul, por meio do Arranjo Produtivo Local (APL) de Jóias Folheadas de Guaporé, município distante 199 quilômetros de Porto Alegre, implantará, até o fim de março, o Programa de Indicadores de Desempenho e Qualidade para 40 empresas fabricantes de jóias folheadas em ouro e jóias em prata.
Conforme a gestora do APL de Jóias Folheadas de Guaporé, Liane Klein, a implantação do programa qualificará os empresários para que possam aumentar a sua competitividade e sustentabilidade no mercado.
"A identificação de indicadores de desempenho é uma forma de dar maior visibilidade para o empresário em relação à gestão de seus negócios. A idéia é melhorar o desempenho da gestão da qualidade dos empreendimentos", afirma.
Segundo ela, o primeiro passo será definir os indicadores pelos quais as empresas irão se basear.
De acordo com o consultor do Sebrae/RS, Sergio Luiz Vaz Dias, os indicadores são baseados em três temas: mercado (relação com clientes), eficiência interna (qualidade, custo operacional, estoque, entre outros) e resultado operacional (lucratividade e taxa de endividamento, por exemplo).
Dias explica que depois da definição dos indicadores será implantado um painel em cada empresa.
"Mensalmente, os empreendedores irão se reunir para avaliar o desempenho dos indicadores.
A partir dessa avaliação, o Sebrae/RS definirá as ações para que as empresas busquem resultados mais positivos.
Ao final do processo, que pode levar de 8 a 12 meses, as empresas terão aprendido a lidar com seus indicadores e poderão continuar sozinhas o procedimento", explica.
"O programa é uma ferramenta muito importante para que os empreendimentos alcancem os resultados almejados.
Para isso, basta apenas acompanhar rigorosamente os indicadores, pois são eles que definem em quais os pontos o negócio precisa melhorar", afirma.
O APL Jóias Folheadas de Guaporé recebe apoio do Sebrae/RS desde 2005. Atualmente, o grupo reúne 40 empresas da indústria de jóias folheadas produzidas em ouro e jóias em prata.
O objetivo é ampliar os mercados e a comercialização das empresas participantes do projeto, agregando valor com produtos inovadores e gestão voltada à qualidade.
O APL conta com a participação do Sindicato das Indústrias de Joalheria e Lapidação de Pedras Preciosas do Rio Grande do Sul (Sindijóias), da Associação do Comércio de Jóias, Relógios e Ópticas do Rio Grande do Sul (Ajorsul), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Guaporé, da Federação e Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs/Ciergs), Universidade de Caxias do Sul (UCS), do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), da Associação de Jóias e Lingerie de Guaporé (Ajoli) e da Prefeitura Municipal de Guaporé, segundo a Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS.
Autor: Alfredo Passos
Artigos Relacionados
O Peso De Uma Aliança
Você Sabe Identificar Uma Joia Em Ouro Das Outras?
Se Você Quer Evitar Insegurança Na Compra De Jóias
Aumenta Demanda De Informações Sobre Negócios
Indicadores Como Ferramenta De Melhoria Contínua Nas Operações Logísticas
Transitions Participa Da Xxii Ajorsul Fair Mercooptica 2011
Jóias - O Símbolo Do Status E Riqueza