Funcionamento de TV plasma



A tecnologia da televisão durante os últimos 75 anos tem sido baseada na tecnologia do CRT ou cathode-ray-tube. Nela há dispositivos que atiram raios de elétrons, que são partículas negativamente carregadas dentro de um tubo, feito de vidro. Estes elétrons causam o excitamento nos átomos do fósforo situados na extremidade da tela ou do tubo que é largo. Em conseqüência os átomos do fósforo acendem. O revestimento do fósforo que está sendo iluminado em áreas diferentes com várias cores e intensidades variadas produzem a imagem na tela.

As imagens são nítidas e vibrantes, mas as televisões convencionais são volumosas. De modo que uma tela grande resultará em uma televisão que vai tomar boa parte do quarto! Como a necessidade que é a mãe da invenção, esta dificuldade conduziu a uma nova tecnologia conduzindo ao TV de plasma. Estas unidades têm a tela larga, mas são somente algumas polegadas grossas.

Um sinal de vídeo ilumina milhares de pontos dentro do monitor ou da televisão. Estes pontos são conhecidos como pixels que energizam altamente os feixes de elétron. Geralmente os pixels têm três cores - azul, vermelho e verde. Estes são espalhados uniformemente através da tela. Combinando as cores básicas em proporções diferentes, é então produzido todas as cores. A idéia fundamental da unidade do plasma é iluminar as luzes coloridas que são fluorescentes para criar a imagem. Cada pixel compreende três destas luzes - vermelho, verde e azul. Similar ao CRT, a televisão de plasma altera a intensidade das várias luzes para causar o efeito do espectro cheio de cores.

A primeira geração dos displays de plasma não tinham os afinadores que recebem o sinal da televisão e faziam a interpretação para conseguir a imagem de vídeo. Mas hoje, os afinadores digitais têm sido montados na unidade principal.

O plasma é o elemento central na luz fluorescente. É um gás que tem íons e elétrons de fluxo livre. Íons são átomos que foram carregados eletricamente e os elétrons são partículas que foram carregadas negativamente. Normalmente um gás é feito de partículas não carregadas. De modo que um átomo do gás tem um número igual de prótons e elétrons resultando em carga total zero. Mas a cena muda rapidamente com a introdução de elétrons livres no gás. Isto conduz ao estabelecimento da tensão elétrica através dele.

Os elétrons livres discordam com os átomos que desalojam outros elétrons. Quando falta um elétron, o átomo perde seu contra peso. Torna-se um íon. No caso do plasma há uma corrente elétrica que passa completamente. Isto causa as partículas que são negativamente carregadas a se apressarem para essa região do plasma que são positivamente carregadas; no reverso as partículas que são positivamente carregadas, se apressam para a área que é negativamente carregada.

Há uma corrida de partículas e uma colide com a outra constantemente. Os átomos do gás no plasma começam a se excitarem. Os fótons de energia são então liberados. Os átomos usados no display do plasma são átomos de néon e de xénon. Estes gases são contidos aos milhares em minúsculas células imprensadas entre duas chapas de vidro.

Então para resumir, sabemos que a TV de plasma dá forma a um retrato do plasma ou do gás que são cheios com os átomos do xénon e do néon assim como os inúmeros elétrons eletricamente carregados e os átomos que colidem para liberar a energia ou a força. O resultado líquido é aquele sem volume extra, a área de visão começa a ficar ampliada. Em vez de ter muito volume, a TV a plasma é magra e fina. A qualidade da imagem é excelente, mas o inconveniente é o preço que ainda está acima do alcance da maioria das pessoas.

Este artigo também pode ser acessado a partir da seção de artigos da página http://www.polomercantil.com.br/televisores.php , http://www.polomercantil.com.br/tv-plasma.php
Autor: Roberto Sedycias


Artigos Relacionados


A Era Dos Leds - Parte I

Fazendo A Escolha Da Tv Nova

Tv Lcd: A Nova Cara Do Entretenimento Interno

Tv Lcd - Fenômeno De Entretenimento Com Alta Tecnologia

Aperiodicidade Química De Alguns Elementos De Transição

Dicas De Como Comprar Uma Tv Slim

A Tecnologia Do Monitor Lcd