Óleo de Fritura, Biodiesel e Catadores



O óleo usado de fritura passou a fazer parte do noticiário brasileiro. O uso é basicamente para fazer sabão caseiro. Acontece que nesta história ainda há lugar para o Biodiesel.

Pense nos milhares de litros de óleo de cozinha que são desperdiçados diariamente. Se o Governo Federal quer incentivar combustíveis alternativos, será que não há espaço para mais um?

Com relação ao reaproveitamento do alumínio somos campeões mundiais de reciclagem. Não há uma felicidade completa em relação a isso. Os outros países, majoritários em coleta, o fazem pelo motivo da consciência ambiental. Por aqui reciclamos por causa da situação econômica, que obriga milhares de pessoas a viverem do que catam nas ruas.

Está provado que o óleo de fritura pode ser convertido em Biodiesel, assim como qualquer outro óleo vegetal. Não há perda. Depois de filtrado para separar os resíduos de alimentos, pode virar Biodiesel para ser misturado ao derivado de petróleo.

Em várias cidades já existem pequenas ações para evitar que essa riqueza vá para o ralo da cozinha. Eu mesmo pude comprovar que as pessoas descartam por não terem uso para o óleo usado. A partir do momento que descobrem uma utilidade, estocam em garrafas pet, sem qualquer dificuldade.

-------------------------------------------
Catadores em Cena
-------------------------------------------

Os catadores que já atuam nas cidades, podem solicitar às donas de casa que cooperem, guardando o óleo que depois será revendido para a transformação em Biodiesel. O que já é feito em termos de estocagem para a transformação em sabão, será redirecionado para o combustível.

Aumentaria a produção brasileira de alternativas energéticas e seria um fator gerador de renda a partir de um recurso que hoje vai, literalmente, para o esgoto.

Já existem diversas iniciativas neste sentido, porém são dispersas. A novidade seria incorporar os Catadores que merecem contar com mais uma opção para venda de resíduos.

Os projetos federais, que contam com tantos recursos, podem passar a incluir o financiamento de pequenas cooperativas com esta finalidade. É viável e, com certeza, possível.

Pense Verde!

Álvaro Sad

Link:
http://www.universia.com.br/html/noticia/noticia_clipping_bjfb.html

Palavras-Chave:
biodiesel óleo vegetal fritura palestrante catadores resíduos renda cooperativa
Autor: Álvaro Sad


Artigos Relacionados


"linhas De CrÉdito Verde Em SÃo Paulo"

Os Resíduos Gerados Nos Postos De Combustíveis De Minas Gerais E A Politica Nacional De Resíduos Sólidos.

O Vilão No Entupimento De Pias

O Biodiesel A Partir Da Mamona é Viável?

Reciclagem De Óleo Usado Na ProduÇÃo De Frituras AtravÉs Da FabricaÇÃo De SabÃo

Pirólise De Biomassa

Tecnologia Alternativa Para Reaproveitamento De ResÍduos: Óleo Vegetal ComestÍvel Saturado