Como Vender na Internet?



Como Vender na Internet?

A internet, enquanto veículo comercial, veio alterar e globalizar o fenômeno comercial. Se vender é sempre difícil, vender na internet é ainda mais, pois é
necessário combater barreiras mentais dos consumidores.
Não existem fórmulas secretas para vender online, porem existem detalhes que devem ser observados.
A verdade é que as pessoas a quem você se dirige são egoísta como somos todos nós.
“Ninguém é mais importante para Pedro, do que Pedro, ensinava Aristóteles há dois mil anos” e o ensinamento continua válido, porque o mundo gira em torno de cada um de nós. Por isso é que vender é sempre difícil. E o grau de dificuldade aumenta à medida que aumentamos a complexidade e que deixamos de falar de vendas cara-a-cara e passamos a falar de vendas na internet.
Os consumidores estão habituados a ver, sentir e até testar os produtos; a comunicar pessoalmente com o vendedor; a negociar serviços com um interlocutor de carne e osso; a interagir numa determinada estrutura física; a pagar pelos meios tradicionais.
Há todo um conjunto de práticas, de rituais de comércio que envolve uma certa afetividade; apenas uma troca de palavras ou de olhares transporta muita informação difícil de traduzir na Internet no momento da compra.
A internet origina grandes possibilidades, desde o recurso ao multimídia (texto, imagem, vídeo, música, som); passando pela interatividade (o utilizador tem uma atitude ativa, de procura de conhecimento ao contrário de quando está a ver televisão, por exemplo), ubiqüidade, globalidade e disponibilidade 24 horas por dia.
Na internet o utilizador pode de fato interagir com o produto, pois o comprador pode lhe pedir via e-mail, para que você envie uma foto detalhada do produto de seu interesse.
Estar na internet é mostrar 24 horas por dia, em qualquer parte do mundo quem somos e qual é a nossa imagem.
Ainda falta interiorizar as reais mais-valias e potencialidades da rede.
Mostrar o que ela pode fazer pelo negócio, que nenhum outro meio até aqui conseguiu.
Ninguém conhece melhor o negócio que o seu responsável, mas o comunicar deste
negócio exige um know-how ainda dominado por poucos.
Que know- how é este?
Saber que ter um site não é sinônimo de vendas e muito menos que ao postar seu site na internet, milhões de pessoas irão acessa-lo do nada.
È preciso divulgação nos mecanismos de buscas, códigos que devem estar inseridos no código fonte do sue portal e em suas páginas, e divulgar através de jornais, cartão de visita e folder.
Muitos sites existentes, não estão presente na internet e seus donos por não conhecer, e também, por não procurar conhecer o funcionamento da web, acabam frustrados e acreditam que vender na internet não é para sua empresa.
Para vender na internet é preciso muito mais conhecimento do que investimento.
È preciso estar com o site cadastrado em diversos mecanismos de busca.
Conhecer seus concorrentes atuais, e observar o que eles estam fazendo online.
Dedicar um tempo por semana para explorar os mecanismos de busca e ver o que acontece em outros locais, pois as pessoas usam muito o google, yahoo, terra etc, e esquecem que existe o Jarbas, altavista, sitedebusca, ibest, webradar, e outros basta buscar na busca.
Vender online é pouco diferente do que abrir uma loja em uma esquina qualquer, a questão e que para as pessoas encontrarem sua loja na internet de mesma forma que encontrar sua loja da esquina e preciso propaganda.
Tanto um meio como outro se você não tiver verba para investir em comunicação, seu produto pode ser o melhor e o mais barato, mas se só você sabe disso, de que adianta?


Francisco Amado
Autor: Francisco Amado


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