Expectativa de aumento de vendas com marcas próprias



Em tempos de globalização é oportuno observar o movimento de crescimento das marcas próprias.
Na Inglaterra o "Private Label" já representa mais de 50% das vendas de alimentos e bebidas.

E no Brasil o crescimento esperado não é diferente. Basta analisar o movimento do Grupo Pão de Açúcar para esta Páscoa 2008.

As lojas do Grupo Pão de Açúcar são as primeiras a oferecer ovos de chocolate para Páscoa 2008. A oferta começou na semana passada, antes mesmo da folia de Carnaval.

A antecipação deve-se ao efeito do calendário que neste ano traz a festa mais saborosa do ano para o dia 23 de Março - é a Páscoa mais antecipada das últimas décadas - no ano passado foi dia 08 de abril.
"O período comercial de Páscoa acontece com 45 dias de antecedência. Mesmo com a data antecipada em 2008 não perderíamos esse importante momento de vendas.

Diferentemente, nos planejamos e saímos à frente do mercado com a oferta de produtos sazonais ainda no mês de janeiro. Com isso o consumidor pode se deliciar com os produtos típicos da data antes mesmo do Carnaval", afirma Alexandra Jakob Santos, diretora de Marcas Próprias do Grupo Pão de Açúcar.

Os primeiros produtos a chegar às lojas são os itens exclusivos como: Mini Ovo Turma da Páscoa, de 40g e 80g, vendidos a R$ 1,49 e R$ 2,99, mesmos preços que os praticados no ano passado.

Ainda em Marca Própria, neste ano o coelhinho do Grupo Pão de Açúcar aumentou sua família e traz uma oferta ainda maior de opções de ovos em todas as suas redes, que inclui os Hipermercados Extra e os supermercados CompreBem, Sendas e Pão de Açúcar.

Todas as lojas trabalharão com 21 opções exclusivas que levam a marca própria da empresa.

O crescimento na variedade para essa Páscoa faz parte de um novo processo desenvolvido pela diretoria de marcas próprias que aposta em produtos exclusivos e transversais para todas as lojas.

Com essa mudança, a empresa conseguiu reduzir os custos de produção e irá repassar esses ganhos ao consumidor que encontrará os chocolates exclusivos pelos mesmos preços praticados no ano passado, o que significa valores até 30% mais baratos que as marcas famosas.

O cliente que escolher pelos ovos de marca exclusiva do Grupo pão de Açúcar ganha também na oferta de personagens e brindes licenciados. Entre as novidades, os ovos dos Backardigans de 160g, vendidos a R$ 9,90, prometem ser a grande sensação.

Outros personagens que fazem sucesso com a criançada, como Baby Bratz, Três Espiãs Demais, Velozes e Furiosos, Max Robbits, Bob Esponja e Pequena Sereia também compõem o amplo leque de chocolates do grupo.

Mais uma novidade entre os itens exclusivos é o Ovo de Páscoa Light Taeq. O produto tem 25% menos calorias e é rico em fibras graças a presença de colágeno. Além disso, vem em uma linda embalagem presenteável.

A mudança no mix e ampliação do leque de produtos deve trazer também uma alteração na composição das vendas dos itens de marca própria dentro do Grupo.

"Esperamos que os ovos maiores (160g), considerados para presentear, cresçam em participação dentro do segmento, contribuindo com 70% das vendas ante a média de 50% verificada nos últimos três anos", afirma Alexandra Jakob. A área de marcas próprias do Grupo Pão de Açúcar espera crescimento de 30% nas vendas ante o evento do ano passado.

Incluindo as variedades da indústria, que deve vir neste ano com mais de uma centena de opções, a empresa estima vender mais de 2 milhões de toneladas de chocolates nos 40 dias que precedem a Páscoa.

Neste ano, os consumidores já terão à disposição, mais de 20 opções de colomba de páscoa, com preços à partir de 3,90. O Grupo acredita em um volume 10% superior ao comercializado no mesmo período do ano passado.

Empresa irá abrir 105 lojas e 8.000 vagas

Com investimentos de R$ 1 bilhão em 2008 destinados a abertura de 105 lojas, infra-estrutura, tecnologia, logística, entre outros, o Grupo Pão de Açúcar irá abrir mais de 20 mil postos de trabalho, sendo que destes, cerca de 8.000 são diretos.

Do total de lojas a serem abertas neste ano, 80 serão da marca Extra Fácil (conveniência), 14 unidades do Assai (Cash&Carry), um Extra e as demais lojas no formato de supermercado, com Pão de Açúcar (6) Comprebem/Sendas (3) e Extra Perto (1), totalizando 669 lojas.

Em 2007, o Grupo Pão de Açúcar disponibilizou recursos na ordem de R$ 1,2 bilhão e encerrou o ano com 564 lojas, incluindo a inauguração de 38 unidades entre super e hipermercados, além das lojas de conveniência e atacarejo, com a aquisição de 60% da rede Assai e também a incorporação de 5 pontos de venda do Rossi Monza, depois convertidos para as marcas Extra Perto (4) e CompreBem (1).

Com as aberturas previstas para 2008, a empresa seguirá firme no fortalecimento de seus formatos, incluindo todas as marcas, especialmente as mais recentes, como é o caso do Extra Perto, Extra Fácil e Assai. O Grupo também continuará bastante agressivo também no segmento de e-commerce com Extra.com.br (não-alimentos) e a expansão do Pão de Açúcar Delivery (alimentos).

Outro foco eleito pela companhia é a expansão da área de não alimentos, que deve saltar dos atuais 24% de participação para 33% no ano de 2010, incluindo o chamado Mundo TEC (Têxtil, Esporte e Criança), Casa, Entretenimento, Drogarias e Postos.

Entre as perspectivas para 2008, o Grupo Pão de Açúcar aponta vendas brutas acima de R$ 20 bilhões, com crescimento das vendas mesmas lojas acima da inflação e evolução da área de não-alimentos em dois dígitos.
Autor: Alfredo Passos


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