A INADIMPLÊNCIA E A SUSPENSÃO DO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA



A INADIMPLÊNCIA E A SUSPENSÃO DO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA



Muito se discute sobre a legalidade da suspensão do fornecimento de energia elétrica em decorrência da inadimplência do consumidor. A este respeito o Superior Tribunal de Justiça vem decidindo que a suspensão só é legítima se comprovada a notificação prévia do consumidor inadimplente, pois a suspensão dos serviços sem a prévia comunicação teria o condão de infringir o artigo 6º, § 3º, II, da Lei 8.987/95, que dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos.

Referida disposição legal prevê que não se caracteriza como descontinuidade do serviço a sua interrupção em situação de emergência ou após prévio aviso, quando motivada por razões de ordem técnica ou de segurança das instalações ou por inadimplemento do usuário, considerado o interesse da coletividade.

Com esse entendimento o Superior Tribunal de Justiça julgou recentemente o Agravo de Instrumento nº 933.623 - SP (2007/0176986-3), dispondo expressamente: “Se o usuário não foi comunicado previamente da suspensão do fornecimento de energia elétrica ante a situação de inadimplência, mostra-se ilegítimo o corte, por infringir o disposto no artigo 6º, § 3º, II, da Lei 8.987/95.”

À vista de tal entendimento as concessionárias de energia elétrica devem estar atentas à referida exigência para que promovam a suspensão dos serviços de forma legítima. Não se pode negar que a suspensão do fornecimento dos serviços aos usuários inadimplentes é, sem dúvida, um mecanismo eficaz de controle da inadimplência, de outra forma, a inadimplência no setor poderia assumir proporções alarmantes.
Autor: Roseli Leme Freitas


Artigos Relacionados


É Possível O Corte No Fornecimento Da Energia Elétrica Por Inadimplemento Da Obrigação De Pagamento Do Consumidor?

Embate Existente Na Prestação Dos Serviços Públicos Pelas Concessionárias

A Suspensão Do Fornecimento De Enrgia Elétrica Em Razão Da Inadimplência Do Usuário

ExceÇÃo Do Contrato NÃo Cumprido Nos Contratos De Fornecimento De Energia ElÉtrica

Cemig Multou, Mas Energia Elétrica Não Pode Ser Cortada Nem Pode Haver Inscrição Em Cadastro De Devedor Antes Do Final Da Ação Judicial

Serviços Públicos - Possibilidade De Suspensão

O Princípio Da Continuiade Dos Serviços Públicos Essenciais