A Arte de Colher Idéias



A Arte de Colher Idéias

O mundo é dominado pela palavra escrita, hoje muito mais do que ontem, pois antes no café da manhã, tínhamos o jornal predileto, onde ficávamos a par dos acontecimentos políticos, sociais e econômicos.

Hoje temos além do jornal predileto, as homepages de notícias favoritas.São centenas de sites, cada um com sua informação.

Entretanto, com todo este estímulo para a leitura, pouco se lê no Brasil.

Institutos de pesquisas afirmam que o brasileiro lê dois livros por ano, e com certeza não são leituras que acrescentam algo na alma.

O livro é um bom amigo onde sempre vamos encontrar uma palavra de conforto, uma afirmação de encorajamento, no livro é onde está depositado a sabedoria humana e a divina.

Como afirmou Marco Túlio Cícero, "Uma casa sem livros é como um corpo sem Alma".Mas, devemos ter cuidado na escolha de nossa leitura evitando temas melancólicos e pessimistas, pois as conseqüências são as angustias, fobias entre outras.

O livro deve acrescentar ânimo, conhecimento, esperança e conferir maior eficiência para se enfrentar os desafios do nosso dia-a-dia.

Cada livro que abrimos, é uma janela por onde penetra a luz, o ar puro, tão necessário à saúde.

Em minha biblioteca particular, é onde entro em contato com os gigantes da filosofia como: Platão, Sócrates, Aristóteles, entre outros, mas não faltam os gurus da administração e Marketing, como: David Ogilvy e Peter Drucker.

Tenho a oportunidade de sentar-me com os ícones da industria e do comércio na mesma sala onde estão reunidos os grandes pensadores, e é ali onde posso ler.

A palavra ler vem do latim legere, que significa ao mesmo tempo ler e colher, por isso Faguet define a leitura como A Arte de Colher Idéias.

Dito isto agora você precisa das ferramentas para colheita, que são:

Ter um propósito definido; Encontrar o pensamento central do texto; Ter uma visão panorâmica; Procurar interpretar; Conhecer o livro antes, ou seja; Abra o livro, leia o índice, folheie, passe os olhos por todas as páginas e caso encontre alguma afirmativa curiosa comesse a ler, não esqueça do marcador de texto e do dicionário.

Espero que você tenha entendido os benefícios da leitura, mas como sou mais leitor do que escritor, para finalizar recorro a Emile Faguet:

"E assim, a leitura, um dos mais seguros instrumentos de progresso intelectual; é o elixir que impede aos homens, transformar-se em animais."
Autor: Francisco Amado


Artigos Relacionados


Por Que Ter O Hábito Da Leitura?

Como NÃo Utilizar A Colher Do Açucareiro.

O Livro Da Nossa Vida

Livros,quer Uma Dica?

O Prazer De Ler

Os Encantos Da Leitura

Leitor AssÍduo