(QUEBRA DE) PARADIGMAS: o processo de evolução do pensamento da Gestão Empresarial



Anos após anos a administração, ou a forma de se administrar, sofre constantes mudanças, podendo ser observadas diariamente dentro das organizações ou em ambientes onde se discutem novas formas de Administrar. Estas mudanças organizacionais são respostas às necessidades humanas e tecnológicas, que como num passe de mágica surgem em tempo menor que de um piscar de olhos. É importante observar que, o que hoje é considerado certo no ambiente organizacional, amanhã poderá não ser. Quando ocorre este processo de mudança de pensamento, acontece o que nós administradores chamamos de "quebra de paradigmas", esta "quebra" não deve ser considerada negativa, pois esse processo é o principal instrumento para se observar a evolução do pensamento da gestão empresarial.

"... se mudar o mundo é evoluir, que evoluamos então...".

O processo de quebra de paradigmas (de evolução) ocorre da seguinte forma:

Velho paradigma (ou forma de pensamento) -> insatisfação e nascimento das necessidades -> observação das necessidades -> busca da resolução destas necessidades -> inovação -> concepção de um novo paradigma -> busca de adeptos ao novo paradigma -> aceitação do novo paradigma -> adaptação do novo paradigma = evolução do pensamento e da gestão empresarial.

Antigamente poderíamos crer que as soluções dos problemas organizacionais pudessem vir em pacotes de modelos de gestão fechados e perfeitos comprados a preços elevadíssimos, porém esse paradigma vem sendo quebrado há anos, pois hoje sabemos que se seguirmos um único modelo de gestão, nossas empresas estão fadadas a falir. Por isso acreditamos agora que a interdisciplinaridade ou a multifuncionalidade do aprendizado e das tarefas dentro e fora da organização é o que está ajudando os gestores nas tomadas de decisões e na concepção de comportamentos estratégicos, dada a complexidade do pensamento e da observância do mesmo na organização, em vista das resoluções constantes das necessidades humanas, ou seja , das necessidades gerais dos seus funcionários e principalmente de seus clientes. Para exemplificar tudo isto que foi mencionado, abaixo segue alguns paradigmas que vem sendo quebrados e suas novas concepções:

A relação de Poder nas empresas:
Velho Paradigma: nível hierárquico como única forma de poder
Novo Paradigma: poder através da liderança ativa, do respeito pelo semelhante e da confiança.

As relações de Atividades ou Tarefas nas empresas:
Velho Paradigma: agressividade, competição, motivação econômica, conformismo, envolvimento
Novo Paradigma: pró-atividade, cooperação e valores humanos acima do "vencer a qualquer custo", comprometimento.

A relação de Educação e Preparação de Pessoas nas empresas:
Velho Paradigma: aquisição de conhecimentos "certos" e definitivos; o professor é o único que sabe
Novo Paradigma: incentivo ao aprender a aprender, dando autonomia e independência intelectual
enfatizando a contínua evolução do conhecimento, a participação e a troca de experiências.

E esse processo é complexo e constante, pois tudo está em contínuo movimento, cada coisa quer se adaptar a uma realidade, e os pensamentos são uma dessas coisas que tenta sempre se adaptar... Pelo menos deveria ser.
Autor: Daniel Martins


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