Liderança X Autoridade



Apesar de terem significados distintos, elas são muito parecidas. Paradoxo? Talvez, mas pense por um instante, o que representa um líder para você? Na minha opinião é alguém que se admira, alguém que a gente segue por acreditar, alguém que faz a gente querer ser igual, já uma pessoa autoritária é aquela que manda e a gente obdedece, ou não, mas é característica do autóritário achar que ele é o dono da verdade, ele sabe o que é certo, só ele é bom e ponto final, características que vemos nos líderes não é verdade? Sim é verdade, é exatamente assim que nós liderados, enxergamos os nossos líderes, mas essa é a visão do liderado, seu líder é quase seu ídolo. No entanto no caso do autoritário ele SE ENXERGA ASSIM, como líder, sem ser…
Eu tenho verdadeira hojeriza ao autoritarismo, acredito que o respeito real é dado, não exigido e é dessa maneira que levo a minha vida, deixando que cada um seja o que quer ser, que cada um enxergue o que quer enxergar, é evidente que perante algumas pessoas, como nossos filhos, nos é exigido uma postura mais firme, mas eu não acredito nela, ainda assim eu acredito que o respeito e a obediência deve ser merecido, afinal, eu acredito que “ordem absurda, não se cumpre”! Eu quero desenvolver a capacidade inata que temos de pensar, refletir e analisar as coisas, pessoas e situações.
Mas até que ponto devemos deixar que as decisões sejam tomadas por quem talvez não tenha condições de tomá-las? Até onde devemos permitir? Quem somos para julgar o nosso próximo e dizer se ele é ou não capaz?
A grande realidade é que temos o dever social, moral e religioso de cuidar do nosso próximo, mas e se ele não entender e se ele não quiser? Quais são os limites?
Acredito que temos o dever de deixar que cada um decida por si, Deus que é Deus, nos deu o lívre arbítrio, quem somos nós, reles mortais, para querer fazer diferente?
E é aí que surge outra palavra, talvez não tal agradável, a tal obrigação, trazida pela mesma consiciência que diz que devemos deixar … Porém, se eu deixo que a obrigação fale mais alto eu deixo de ser líder pra ser autoritária e a vantagem disso talvez nunca apareça para quem teve que sentir o peso da autoridade, mas certamente fica tranquila a alma de quem assim agiu, pelo dever da obrigação.

Visite nosso blog www.diniznabas.com
Autor: Alessandra Diniz Nabas


Artigos Relacionados


Liderança Corporativa

Trabalho Com Líderes Do Grêmio Estudantil De Uma Escola Pública

Liderança E Dedicação

A Obrigação E O Amor A Deus

Feedback - Uma Ferramenta Para Líderes E Liderados.

Como Orientar O Seu Dom De Liderança

Eu Sem O Nós...