A História e Tópicos Relacionados com o Notebook



Um notebook ou comumente conhecido como laptop é uma versão menor do computador desktop. Mas suas vantagens são as de que todos os seus componentes vêm em uma versão atrativa de uma caixa com display digital, e é facilmente transportável. Normalmente ele pesa entre 1 a 8 kilogamas dependendo do fabricante, dos materiais empregados e outros diversos fatores que influenciam como a companhia mãe, etc.

Os notebooks funcionam com uma bateria (geralmente) um adaptador AC/DC. Ele carrega a bateria enquanto fornece energia para o laptop também. Vários notebooks têm uma célula back-up de 3 volts para fornecer energia quando a mesma não estiver disponível ou em lugares onde não há fonte de energia.

Os notebooks, como computadores pessoais são capazes de fazer o mesmo trabalho que um computador desktop. Mas eles são menos poderosos e a sua tecnologia é menor do que as do desktop na mesma categoria de preço. A razão disto é porque a maioria das partes usadas em computadores notebooks são miniaturizadas para caber dentro da versão fina da máquina.

Os notebooks geralmente têm LCD (display de cristal líquido) e eles usam módulos de memória separados para seus RAM. Os notebooks geralmente têm um touchpad (ou trackpad) para o mouse e um teclado imbutido. Mas acessórios externos podem ser acoplados caso o usuário desejar.

O primeiro laptop comercialmente disponível (o nome notebook não era apropriado na época porque eles eram muito maiores do que as versões disponíveis atualmente) foi o Osborne em 1981. Ainda que bem mais pesado e com um minúsculo monitor CRT, ainda assim ele provocou um efeito revolucionário nos negócios e nos setores industriais.

A idéia de levar o trabalho para casa foi de grande significado. Uma versão melhorada do laptop ou do notebook veio em 1983. O portátil da Compaq foi o primeiro produto tecnológico da Compaq e era uma versão do notebook do atual popularmente conhecido computador pessoal IBM. Ele se tornou um grande sucesso uma vez que era mais compatível com a IBM do que os portáteis antecessores.

Mas o primeiro notebook foi o GRiD Compass 1101, lançado em 1982 por Bill Moggridge. O projeto de concha ou o projeto do notebook, onde o monitor LCD continua shut contra o keypad, foi introduzido. Ele vinha dentro de uma caixa de magnésio, e podia funcionar com baterias.

Os primeiros notebooks comerciais de sucesso foram da serie SupersPort da Zenith Data Systems (ZDS), que competiu com várias outras companhias como IBM, Toshiba, Compaq e outras para poder fechar um negócio com a Força Aérea Americana por um contrato de fornecimento de 200,000 notebooks em 1987. Isto fez com que o laptop se tornasse popular e penetrasse nos negócios e com preços populares para os consumidores comuns.

Embora o notebook pareça ser um poderoso gênio móvel destes tempos, ele tem suas falhas também. As principais serão listadas abaixo.

Padronização e peças frágeis:

As peças de um notebook são as peças miniaturizadas de um computador desktop e assim, são mais frágeis em comparação. O processo de miniaturização também faz aumentar os preços dos notebooks, que são geralmente mais caros dos que os desktops. Também, os notebooks contam muito com uma fonte de energia constante, embora sejam móveis, para ter um desempenho decente. A tecnologia atual melhorou este lado negativo dos notebooks.

Tópico de durabilidade:

A portabilidade faz com que o projeto e a estrutura de compostos integrados do notebook, seja mais propenso a pancadas, uso e dano físico do que um computador desktop. E a pior parte é que o valor da compra de uma tela de LCD nova ou placa mãe, se danificadas, custam mais do que o valor do notebook completo!

Tópico de desempenho:

Os computadores desktop geralmente são máquinas de alto desempenho quando comparadas com notebooks da mesma faixa de preço. Apesar deste fator estar mudando aos poucos com o avanço da tecnologia, ainda assim não dá para comparar. Uma vez que energia e portabilidade são prioridades para o notebook bem mais do que o seu desempenho.

Por tudo que foi dito, os notebooks são a novidade da nova geração de hoje. E aos poucos, mas com certeza, a era dos computadores desktop está desaparecendo com o tempo.

Este artigo também pode ser acessado a partir da página http://www.polomercantil.com.br/notebook.php
Autor: Roberto Sedycias


Artigos Relacionados


Recursos E Capacidades Do Notebook

Vantagens De Usar Um Notebook

Recursos E Capacidades Do Notebook

Você Tem Estes Acessórios De Notebooks Com Você?

Vantagens De Usar Um Notebook

A História Do Notebook

Como Superar Algumas Desvantagens Dos Notebooks Baratos