A "VENDA COMPLETA"



O que seria uma venda completa? Esta pergunta parece um tanto quanto obvia, mas ela tem uma resposta simples e objetiva; que nos conduz a uma venda de sucesso.
A venda completa para muitos pode ser simplesmente o ato do cliente comprar o produto que está em negociação.

Esta é a idéia básica de uma venda completa. Devido a evolução tecnológica, o aumento do conhecimento sobre consumo/venda, e também sobre o “aprendizado de consumo” do cliente, as vendas completas deixaram de ser somente a aquisição de um produto/serviço.

Atualmente o que garante a sustentabilidade de uma venda, o que gera o retorno confiável do consumidor, e o aumento de compradores fiéis a uma empresa ou a um determinado e exclusivo vendedor é o chamado; “C.V.B”.

Esta sigla é simples em sua denominação, e mais simples ainda de ser executada no dia-a-dia de vendedores, líderes, supervisores, gerentes, e até mesmo das pessoas que não atuam diretamente com vendas, mas, de alguma forma gostam da área, e em algum momento já passaram pela área.

C de característica. O primeiro nível de execução em vendas é a característica do produto ou serviço que está à venda. Devem-se mostrar ao consumidor todas as características do produto negociável, mas lembre-se de ser sincero a todo o momento. A sinceridade é o que eleva o índice de satisfação dos consumidores. Perceba antes de vender algo a um consumidor quais as características do produto, seu produto é resistente, seu produto tem uma cor diferente dos outros, na venda de serviços; eleve todas as características possíveis.

V de vantagens. Este é o segundo nível de execução em vendas, as vantagens que o consumidor obtém em adquirir o seu produto. Seu preço é mais barato do que o do concorrente, você oferece mais garantia. Seu prazo de garantia é mais extenso, seu produto está a mais tempo no mercado. Quais as vantagens que você vendedor pode oferecer para o consumidor?

B de benefícios. Mostre para o cliente quais benefícios ele irá obter a curto/médio e longo prazo comprando o seu produto. Se a sua cadeira, por exemplo, é mais confortável, possui um sistema de encosto que reduz a tensão nas costas, se é reclinável ou não, com um estofado diferente, mostre estes benefícios para o cliente, eleve o que o seu produto tem de bom.

Estes passos tornam uma venda completa, você demonstrou todas as características do produto, as vantagens de adquirir o produto com você e os benefícios que ele o consumidor irá obter em adquirir não só o seu produto, mas em tornar-se o seu cliente.

Feito estes passos não se esqueça da fidelização e de fazer a pós-venda. Descubra se o cliente está satisfeito com o produto, se ele teria alguma sugestão de melhoria, alguma critica ou elogio ao produto e crie junto com a sua carteira de clientes alguns depoimentos sobre o seu produto e o seu trabalho.
Venda mais e melhor! Torne-se um “vendedor inesquecível”.

Thiago Cury
Autor: Thiago Cury - Coach Pessoal


Artigos Relacionados


4 Princípios Para O Sucesso Em Vendas

Pós Venda

Vendas: O Que é Vender?

Vendas: O Que é Vender?

Vendas: Roteiros De Venda

Venda Com A Pergunta Certa

Ética Nas Negociações E Vendas