A Amazônia também tem boas notícias!



Estamos tão acostumados a ler más notícias sobre a Amazônia brasileira que, quando surgem boas, precisamos comemorar. A Revista Veja Nº 2055, traz uma referência ao Amapá que entusiasma qualquer um. Com o título de “O Lugar mais preservado do Planeta”, a nota descreve um quadro para lá de otimista em relação à situação do antigo território.

A informação começa com a descrição do tamanho de sua área. São 143.000 quilômetros quadrados, que equivalem a quatro vezes o tamanho da Bélgica. Sendo o Estado menos desmatado do País, possui 98% de florestas intactas.

O Amapá tem 73% de seu território demarcado em reservas ambientais e indígenas. Segundo a revista, a falta de estradas fez com que a instalação de grandes empresas perdesse o estímulo.

Comparado aos outros Estados da chamada Amazônia Legal, é um local diferenciado que ainda não conhece, na mesma proporção, os problemas ligados ao desmatamento e ocupações ilegais.

Desperta-nos a atenção, a necessidade de fiscalizar para que continue com a situação atual. Cabe aos Governos Federal e Estadual, a árdua tarefa de barrar o capital nacional e estrangeiro, na tarefa da exploração irracional.

==========================================
É Necessário Destaque
==========================================

Pena que a nota tenha sido destaque apenas na Veja e não tenha sido suficientemente explorada pela maioria da nossa imprensa. Claro que devastações e catástrofes chamam mais atenção. Vou na contramão e acho que há muito espaço para as boas notícias.

No ano passado, foi destaque internacional, a criação de reservas no Estado do Pará, com sete áreas protegidas. Criou-se o “o maior corredor de biodiversidade de florestas tropicais do Planeta”. Isto representa o mesmo que as áreas de Portugal, Suiça e Dinamarca juntas. O Governador do Estado queixou-se que somente um grande órgão de imprensa brasileiro noticiou o acontecido. Por outro lado, veículos de vários países deram destaque, mostrando-se maravilhados com a implantação das Unidades de Conservação.

Ainda vamos continuar coexistindo com acontecimentos preocupantes vindos das nossas florestas. Muito ainda há que ser feito. Vamos continuar vigilantes e decididos a pressionar as autoridades para que cumpram as leis e fiscalizem a região. O nosso papel de cidadãos é fundamental para que os Governantes sintam que há quem se importe com o destino de nossas áreas verdes.

Estou escrevendo um email ao Governo do Amapá parabenizando e incentivando a continuarem nas ações de proteção hoje desenvolvidas. Faça o mesmo ou tome outra atitude verde. O mundo só será melhor na medida em que também formos melhores e mais comprometidos.

“Idéias Verdes” – aqui falaremos sempre de BOAS NOTÍCIAS.

Álvaro Sad
Link – Governo do Amapá - www.ap.gov.br

Palavras-Chave
Amazônia floresta conservação verde palestrante Amapá Pará preservação boa notícia
Autor: Álvaro Sad


Artigos Relacionados


Impactos Do Desmatamento Na Borda Da Reserva Extrativista Chico Mendes ? Acre ? Brasil

A Maior Riqueza Natural Do Mundo Agoniza

A EvoluÇÃo Das Boas NotÍcias Verdes

InternacionalizaÇÃo Do Mundo

A Maior Riqueza Natural Do Mundo Agoniza

Trajetória Tecnológica Na Ressocialização De Reeducandos Do Instituto Penitenciário Do Estado Do Amapá

A Biodiversidade Brasileira