INTERNET: O PODER DA E-NEWSLETTER



Para manter contato permanente com seu público-alvo, o marketing criou o que hoje chamamos de e-newsletters, que são boletins eletrônicos, de conteúdo relevante, criados e distribuídos pelas empresas via correio eletrônico. Estudos indicam ser esse um meio barato de potencializar relacionamento e de elevar o índice de reconhecimento de uma marca.

Os clientes do iBUSCAS, gestor de recursos e aplicações de softwares on-line para a Internet, já contam com essa funcionalidade. “Gerenciamos os bancos de dados e os envios de e-mails marketing, criando um meio de fidelização do público ao negócio de nossos clientes”, revela Eduardo Favaretto, especialista em Tecnologia da Informação e Internet.

Segundo ele, a importância de uma newsletter eletrônica advém do seu conteúdo. “Não deve ser utilizada como um simples folheto promocional. Deve conter informações úteis: pode ser uma síntese ou resumo de noticias relacionadas com a atividade da empresa, que cativem a atenção e interesse dos destinatários”, ensina.

O especialista explica as razões: “O conteúdo importante e relevante propiciará a visita regular de sua página na Internet, pela qual os visitantes tomarão conhecimento de novos produtos ou serviços e, decidindo por conhece-los poderão usar um catálogo on-line para encomendá-los ou até mesmo solicitar contato comercial de um representante”.

A linguagem de uma e-newsletter deve ser cativante, clara e curta, de leitura ágil e rápida, fornecendo aos destinatários a informação que esses necessitam. “O mais usual é apresentar um parágrafo por assunto de forma resumida com links para os textos maiores remetendo para mais informações no site da empresa”, avalia.
Os principais objetivos da divulgação por e-newsletter são: aumentar a base de potenciais clientes por indicação dos já cadastrados, promover o site da empresa ou uma página especial sobre eventos regulares, divulgar um novo produto ou serviço, informar ofertas ou campanhas promocionais e estimular o mindshare da marca da empresa.

Favaretto faz ainda uma recomendação aos empresários que queiram iniciar campanhas de divulgação eletrônica via e-newsletters: “Fujam da compra de cadastros genéricos contendo milhares de e-mails. Preocupem-se em formar sua base de e-mails cadastrados partindo do próprio banco de dados de seus clientes. Com inserções e correções contínuas esse database crescerá organicamente, com a geração de novos negócios por conseqüência”, complementa.
Autor: Leandro Rodrigues


Artigos Relacionados


Atenta Às Novas Tendências, Empresas Lançam Softwares On-line

15 Passos Básicos Para Utilizar A Internet A Favor Dos Seus Negócios

Vantagens Do Email Marketing

Aumente Suas Vendas Através Do E-mail Marketing

Como Criar Um Email Marketing Eficiente

Marketing Em Saúde: O Cliente Sumiu?

7 Idéias Simples Para Aumentar Suas Vendas Na Internet