Algumas Idéias Para Você Criar Seu Próprio Produto Digital



A coisa mais animadora para quem quer iniciar ou expandir um negócio online é que não é preciso ter muito dinheiro para isso. De fato, os sites mais lucrativos da internet começaram contando apenas com boas idéias.

Basicamente, os 2 tipos de produtos que você pode criar a partir desta matéria-prima chamada idéia são:

Produtos de Informação (infoprodutos, e-books, apostilas, cursos, etc.)

Softwares (programas para PCs, scripts em PHP, CGI, ASP, etc.)

Como sabemos que para desenvolver um software por conta própria é preciso ter habilidades especiais - que a maioria das pessoas não tem - vamos nos concentrar nos produtos de informação. Mas se você é um desenvolvedor de softwares ou scripts em PHP, CGI ou ASP, pode usar as mesmas idéias expostas no texto abaixo para criar seus produtos.

Mas antes de criar seu próprio produto você deve conhecer o mais valioso segredo da maioria dos empreendedores de sucesso da internet:

A maioria dos empreendedores de sucesso criaram produtos para atender a um "nicho de mercado" (mercado focado em um público específico). Eles simplesmente estudaram estes nichos de mercado, observaram os problemas mais comuns que estas pessoas enfrentam e criaram produtos que oferecem soluções para estes problemas.

E porquê criar um produto específico para um nicho de mercado?

Porque a internet é o lugar perfeito para oferecer esse produto. Quanto mais específico seu público, melhor. Por exemplo: se uma pessoa quer comprar um livro sobre negócios que está na lista dos 10 mais vendidos, provavelmente irá procura-lo na livraria mais próxima. Mas se ela estiver procurando informações específicas sobre "como ganhar dinheiro com o mercado de ações durante a alta de petróleo", é bem mais provável que comece sua procura na internet.

Uma das maiores vantagens em criar um produto para um nicho de mercado é que você inicialmente não irá procurar as pessoas, elas é que irão procurar por você (através dos sites de busca, sites parceiros, classificados, etc). A partir desse ponto, tudo o que você tem a fazer é focar seu marketing somente neste grupo específico de pessoas e convencê-las a comprar o seu produto.

Um fato: ao contrário de um mercado saturado, em um nicho de mercado, você encontra pouca ou nenhuma concorrência. Além de inúmeras outras vantagens, tendo pouca (ou nenhuma concorrência), você pode cobrar um preço melhor pelos seus produtos.

Escolha um nicho de mercado significativo e use uma destas 3 idéias para criar seu próprio produto:

Idéia Grátis # 1:

Pesquise seu concorrente em seu nicho de mercado, descubra seu produto mais vendido e... encontre um maneira de melhorá-lo!

Verifique as seguintes questões: Que tipo de solução está oferecendo? Há uma maneira de oferecer uma solução melhor? Está faltando algo no produto dele? Você poderia fazer melhor?

Você não precisa re-inventar a roda, se puder encontrar um produto que pode ser melhorado. Existem grandes empresas que faturam bilhões, apenas melhorando seus produtos ou fazendo produtos melhores que os de seus concorrentes. Veja alguns exemplos:
Vídeo Games (Nintendo, Super Nintendo, Nintendo 64, etc.)
Celulares (cada vez menores e com mais recursos)
Televisão (20 polegadas, 29, polegadas, tela plana, etc)
Computadores (Pentium, Pentium I, Pentium II, Pentium III, etc)
Softwares (Windows 95, Windows 98, Milenium, XP, e por aí vai)

Eu poderia dar centenas de exemplos, mas tenho certeza de que você já captou a idéia.

Uma vez que você tenha escolhido o seu nicho de mercado, seus concorrentes podem ser a sua maior fonte de inspiração. Conheça o produto do seu concorrente e desenvolva uma alternativa mais eficiente, mais completa, mais moderna, mais fácil de usar, etc. Você poderá vender este produto até por um preço mais caro, desde que ele traga mais benefícios que o produto do concorrente.

Idéia Grátis # 2:

Observe e participe das listas de discussão, fóruns, chats e qualquer outro lugar onde encontre um grupo específico de pessoas. Ouça o que elas têm a dizer, do que eles gostam e descubra o que eles estão procurando.

Milhares de pessoas procuram estes locais (nem todas participam ativamente dos debates) procurando conselhos e dicas. Você poderá observar que certas questões aparecem repetidas vezes.

Esta é uma ótima maneira de encontrar uma necessidade ou problema comum... e desenvolver um produto para suprir esta demanda reprimida.

Apenas uma pequena porcentagem de pessoas participam de fóruns e outros locais específicos, mas você pode ter certeza de que se algumas questões aparecem freqüentemente nestes locais, é porque existem milhares de internautas surfando na web a procura da mesma coisa.

Idéia Grátis # 3:

Se você já tem uma lista de clientes, faça uma pesquisa por e-mail.

Uma pesquisa com clientes não apenas é a melhor forma de melhorar um produto já existente como também a melhor forma de descobrir novos produtos. E uma vez que você tenha vendido algo à alguma pessoa, é muito mais fácil vender novamente para esta pessoa (se ela apreciar seu produto) do que conquistar um novo cliente.

De fato, as estatísticas comprovam que ter uma base de clientes é ter uma mina de ouro. Estima-se que até 36% das pessoas que compraram uma vez de você, comprarão novamente, se ficarem satisfeitas com o produto.

Use esta vantagem e faça uma pesquisa por email. Se você não sabe como fazer isto, pode usar serviços grátis como o do site Enquetes.com.br, onde você recebe um código HTML para colocar em seu site. Daí então é só fazer um convite para que seus clientes participem da pesquisa.

Uma boa idéia é oferecer um brinde como incentivo para quem participar da sua pesquisa. Este brinde pode ser um software ou ebook gratuito, por exemplo. Mas não ofereça qualquer coisa, escolha um brinde que você mesmo gostaria de ganhar.

Pense nisto: fazer uma pesquisa por email não irá lhe custar nada, a não ser um pouco do seu tempo.

Notas finais:

Com tantas pessoas procurando informações e soluções que facilitem suas vidas, tudo o que você terá de fazer será encontrar um nicho de mercado e criar um produto sob demanda. Os meios para você fazer isso estão aí em cima. Agora é com você!
Autor: Leandro Rodrigues


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