René Bittencourt Costa



Nasceu na Ilha de Paquetá em 23 de dezembro de 1917 e faleceu na Cidade do Rio de Janeiro em 21 de novembro de 1979. 

Durante muitos anos foi animador de shows de circos e de teatros, empresariou vários artistas e, mais tarde, como jornalista, colaborou em várias revistas e jornais especializados em música. 

Sua primeira composição gravada foi o samba Felicidade, com Noel Rosa, que também o gravou em disco Colúmbia, em 1932. 

O seu primeiro sucesso foi Sertaneja, canção gravada por Orlando Silva na R. C. A. Victor, em 1940. 

No ano seguinte, pela mesma gravadora, lançou Sinhá Maria e em 1945 foram gravadas também Era uma vez, gravada por Gilberto Alves e Senhor da floresta, por Augusto Calheiros, todas também pela  R. C. A. Victor. 

São também de sua autoria Garoto da Rua, Prece de Amor, Nono Mandamento, Canção da Criança e Brasil de Amanhã, gravada com acompanhamento do Coral das Crianças da Casa de Lázaro, na Odeon, em 1952. 

Durante 25 anos assinou a seção "Feira de Amostras", da Revista do Rádio, tendo sido também membro do Conselho Deliberativo da SBACEM e integrante de suas comissões de finanças e repertório.

Sertaneja 

Sertaneja se eu pudesse / Se Nosso Senhor me desse / O espaço p'ra voar / Eu corria a natureza / Acabava com a tristeza / Só p'ra não te ver chorar / Na ilusão deste poema / Eu roubava um diadema / Lá do céu p'ra te ofertar / E onde a fonte rumoreja / Eu erguia tua igreja / Dentro dela o teu altar / Sertaneja / Por que choras quando eu canto ? / Sertaneja / Se este canto é todo teu ... / Sertaneja / P'ra secar os teus olhinhos / Vá ouvir os passarinhos / Que cantam mais do que eu / A tristeza do seu pranto / É mais triste quando eu canto / A canção que eu te escrevi / E os teus olhos neste instante / Brilham mais que a mais brilhante / Das estrelas que eu já vi / Serteneja, vou-me embora / A saudade vem agora / A alegria vem depois / Vou subir por essas serras / Construir lá noutras terras / Um ranchinho p'ra nós dois. 


Autor: Marcelo Cardoso


Artigos Relacionados


SolidÃo...

TraÇos De Um Povo

TrÊs Sorrisos De Maria

No Vale Terá Tura

Degraus

Moradores Do Tempo

Nordeste Que JÁ Morreu