Bahia, que não me sai do pensamento - Propeg



A priori temos uma imagem da Bahia de ociosidade e de seu povo festeiro. Mas essa imagem precisava ser retirada, pois estava acarretando problemas, entre eles, o preconceito a respeito do povo baiano. Então a PROPEG foi desenvolvendo todo um trabalho para retirar essa imagem que fora atribuída à Bahia: malemolência, festeira. E passou a substituí-la para um povo simpático e trabalhador. Ou seja, mudar seu posicionamento e adotou um slogan “Bahia que não me sai do pensamento”. Logo podemos observar que esse novo posicionamento sugere que ela tem um diferencial e esse diferencial só conhece quem foi à Bahia. E passa a vender que na Bahia tem gente trabalhadora e essa iniciativa foi tomada pelos empresários e governo.
Mas sempre é necessário está inovando, pois a estagnação do desenvolvimento não traz lucro. Agora a Bahia passa s ser “Um estado de espírito; um estado de vanguarda”. Ou seja, investimento dos micros, pequenos, médios e grandes empresário. A Bahia precisa crescer, então começa a passar uma imagem que lá tem tudo que é necessário para um empresário investir e certamente acarretar lucros. Com esse novo posicionamento além de ser um povo trabalhador, a Bahia tem tecnologia, é futurista, está sempre à frente nesse âmbito.
Conquistando a parceria da UNESCO e UNICEF a Bahia passa a ter credibilidade, que era o que ela tenta passar, devido aos escândalos políticos e corrupção. Pois essa imagem (prejudicial) fez com que o Brasil inteiro associe a desonestidade a esse estado.
Antônio Carlos Magalhães (ACM) foi conquistando aos poucos a audiência da Bahia. Como? Fazendo com que sua emissora, Rede Bahia, transmitisse exclusivamente a programação da Rede Globo. E para conseguir isso houve muita troca de favores com o presidente da emissora: Sr. Roberto Marinho. Então a Bahia passa a dominar com 85% da audiência, as outras perdem feio.
E essa TV começa a fazer que seu povo ame sua terra e para isso desenvolve campanhas: “Terra singular, povo plural.” Divulgando a cultura e cidadania. Promovendo ao conhecimento de todos as riquezas culturais da Bahia, despertando no povo um amor incondicional. Vieram projetos como: Projeto Verão, Raízes da Bahia, Zabiapunga, este teve repercussão internacional e isso lhe trouxe muito mérito entre eles o Markenting Best 2001.
Fazer ecoar aos quatros ventos o quanto a Bahia é única, por ter cultura, povo simpático e trabalhador foi uma tarefa árdua, porém com bons frutos que lhes rendem diariamente, pois o turista, os empresários querem descobrir também “o quer que a Bahia tem” e faz seu povo vangloriar-se dela.
Autor: Cynnara James Brito da Silva


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