Dos Cadernos de Papel aos Laptop Notebooks - Um Renascimento Científico



Quando ouvimos a palavra `notebook` (livro de anotações) o primeiro pensamento que nos vem à memória é o de um dispositivo de escrita sob a forma de um livro geralmente feito de papel. Geralmente o imaginamos em várias formas como um bloco de anotações, ou simplesmente um rascunho. Seu uso é determinado geralmente pelo seu tamanho - não esquecendo o ditado popular que quanto menor, melhor.

O conceito de notebook que começou como uma coleção de folhas em algum lugar de Roma antiga, hoje tomou a forma de um dispositivo eletrônico chamado de `laptop`. Os laptops foram chamados de `notebooks` provavelmente por causa do seu tamanho pequeno ainda que os primeiros modelos não tivessem essa habilidade de anotações.

Inicialmente os portáteis tinham a tela e o teclado integrados e tinham um aspecto de `computadores tipo mala de viagem` mas com os avanços em tecnologia começaram a diminuir no tamanho e com maiores recursos. Os laptops eram conhecidos como notebooks quando tiveram seu tamanho reduzido quase que a um caderno de papel. Um pouco depois, conseguimos algo chamado PDA`s (Assistentes Digitais Pessoais) que eram um pouco maiores do que os cadernos de carteira e foram chamados de `notebooks` para diferenciá-los dos laptops em geral. Comumente mais conhecidos como `palmtops`.

A procura pelo conforto não terminou com os PDA`s. Mais adiante conseguimos uma versão melhorada e mais avançada de PDA chamada de Tablet PCs. Os tablet PCs são laptops ou notebooks que têm uma caneta especial e um software com a qual é possível interagir diretamente com a tela. Este era um modelo onde se podia escrever com uma caneta - uma verdadeira obra de arte no mundo da ciência! Aqui a própria tela é usada como dispositivo de entrada/saída em vez do mouse ou do teclado. Além disso, estes PDA`s usam a memória flash e não usam o mesmo sistema operacional ou hardware que são usados pelos laptops e notebooks.

Hoje os notebooks são referência para os laptops que podem ter suas janelas invertidas para transformá-los em um notebook e podem ser usados como um tablet. Podem ser usados para fazer escritas feitas à mão na sala de aula ou fazer esboços e desenhos que podem mais tarde serem usados como notas.

O que faz o notebook indispensável é a sua mobilidade e eficiência que vem junto com ele. Hoje não estamos mais sob os confinamentos do trabalho com horários fixos no escritório; nosso trabalho pode vir para casa com nós, assim, também nos fornecendo um ambiente mais confortável e mais relaxante. Além disso, o notebook ocupa o menor espaço possível na mesa e nos deixa livres dos emaranhados dos fios. Como se não bastasse, ainda tem o aspecto agradável e o visual sensual dos notebooks portáteis, que fazem deles os equipamentos mais desejados atualmente.

Como diz o ditado, se você quer ganhar algo, você deve estar preparado para perder alguma coisa também. Aqui o fator de perda, vem do dinheiro gasto. Esta peça de sofisticada tecnologia é duas vezes mais cara do que os seus concorrentes desktops ou às vezes custa até mais. Mas desde que todas as coisas boas vêm em pacotes pequenos, o notebook também deve ser aceito com seu preço exorbitante uma vez que ele está oferecendo ao usuário um futuro mais simples e mais eficiente.

Apesar dos notebooks serem menores e mais elegantes, é frustrante saber que eles nunca vão substituir completamente o desktop. A razão para tal é limitação de espaço para poder colocar neles todos os componentes e a falta das vias de fuga para o calor. Além disso, promover um upgrading de hardware em um notebook pode ser uma tarefa muito dispendiosa o que pode ser feito facilmente e por um preço razoável em um desktop.

Apesar destas limitações o fato permanece de que a era da literartura e das artes foi sucedida pela era científica, sendo o computador o centro deste renascimento.

Este artigo também pode ser acessado a partir da página www.polomercantil.com.br/notebook.php
Autor: Roberto Sedycias


Artigos Relacionados


Recursos E Capacidades Do Notebook

Você Tem Estes Acessórios De Notebooks Com Você?

Vantagens De Usar Um Notebook

A História E Tópicos Relacionados Com O Notebook

Dicas Para Comprar Notebook

Recursos E Capacidades Do Notebook

5 Razões Para Escolher Um Notebook