Filosofia e Sociologia, obrigatórias na escola... uma faca de dois gumes...



Em evento realizado na tarde desta segunda-feira (2 de junho de 2008), no Palácio do Planalto, a Lei que torna obrigatório o ensino de Filosofia e Sociologia, no ensino médio, nas escolas da rede pública e privada do país foi sancionada pelo Presidente da República em exercício, José Alencar.

O professor aposentado de Filosofia da USP, José Arthur Giannotti se diz tradicionalmente contra a proposta - aprovada na Câmara em 2003 e pelo Senado no mês passado - e qualificou a medida de "triste bobagem".

- O aluno não vai formar senso crítico, porque ele não vai formar senso. Fazer com que as pessoas falem coisa com coisa, que aprendam português, aprendam a raciocinar, que aprendam a ser críticas ao que está nos jornais ou às imagens da televisão... nada disso está acontecendo. Como ensinar filosofia para esse pessoal?

De acordo com o professor da USP, se o Brasil dispusesse de profissionais qualificados para o ensino de filosofia, a medida seria "a coisa mais sensacional do mundo", mas nossa realidade não é essa:

- Ora, nós sabemos que um grande problema do ensino médio é a ignorância dos professores, que foram muito mal formados. A meu ver, há coisas mais importantes, que são prioridades, do que ensinar filosofia. Em particular ensinar português, como todos sabem, além de física, biologia, matemática, história, geografia... Isto é, se situar no plano da linguagem, da ciência e da temporalidade. Coisa que a maioria dos professores de ensino médio não é capaz de fazer. Nós vamos gastar tempo e esforço em coisas subsidiadas ao invés de focar no fundamental.

De Tales a Platão

Outro aspecto que preocupa Giannotti diz respeito à qualidade dos cursos de filosofia e sociologia que serão oferecidos. Ele ressalta que somente agora o país está realmente formando filósofos. Acrescenta que, em conseqüência disso, muitos dos que começarão a lecionar esses conteúdos não são necessariamente filósofos ou sociólogos, ocuparão ad eternum as vagas oferecidas em concursos e acabarão por "engessar o ensino filosófico no país".

- As pessoas vão começar a estudar os pré-socráticos, falando de Tales, depois Parmênides, Platão, Aristóteles e se chegar aos estóicos vai ser muito. Teremos um curso de filosofia que vai se resolver numa "decoreba" danada - prevê Giannotti.

Texto do Terra Magazine


Minha opinião:
Há dois aspectos na questão.

Primeiro:
É louvável a iniciativa para o ensino de filosofia nas escolas em todo o Brasil, ajuda os alunos no aprendizado do pensamento e da centralização de idéias, compartilhamento de teses e idéias e aguça o raciocínio.

A sociologia pode e deve despertar no aluno o sentimento cívico, levando a ele, conhecimento que será sua orientação para o futuro, dando-lhe base para ser um cidadão mais consciente dos problemas da sociedade mundial, ajudará muito o aluno a situar-se numa sociedade cheia de desigualdades.

Segundo:
Todavia, há que se ter cuidado, pois, tanto a filosofia como a sociologia, são assuntos que não deverão ser usados nas escolas, entre jovens na puberdade e adolescência como método de “lavagem cerebral” ou “formação de princípios e valores dirigidos”, de acordo com idéias e ideais políticos para fins eleitoreiros. Trocando em miúdos, o estudo dessas duas matérias essenciais para a formação do caráter da criança e do adolescente, não pode ser usado para criar uma nova geração de alienados dessa ou daquela idéia político-partidária.

Ensinar a criança e o adolescente a pensar e a se socializar é uma coisa. Outra bem diferente é guiá-lo, fazendo-lhe a cabeça com idéias deste ou daquele partido. Temos que estar atentos e os pais muito alertas e fiscalizar sempre o que seu filho está aprendendo na escola.
Autor: acreucho (Jorge Nascimento)


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