Você Quer Ser um Policial?



Um grande número de jovens nos procuram a fim de saber quando a Polícia Militar do Rio Grande do Sul publicara edital para abertura de novas vagas para a carreira de Militar Estadual.

Este grande interesse da sociedade em buscar trabalho junto às Polícias Militares nos deixa feliz e mais uma vez orgulhoso de fazermos parte desta corporação. Percebemos, com isso, que a sociedade está mudando e contrariando a tendência de outras gerações que enxergavam no policial um inimigo, ou uma figura bruta e arbitrária. Essa aproximação tem relação direta na transformação do conceito de polícia que se deve em muito ao novo papel da policia em relação ao cidadão, aos novos cursos de formação de policia, ao perfil do novo policial, e a legislação brasileira, especialmente a Constituição Federal Brasileira e seu artigo 5º.

De outro lado, nos preoculpa os interesses destes mesmos jovens em procurar trabalho junto a Polícia Militar. Assim, neste novo conceito de polícia não estariam buscando simplesmente pelo emprego estável? Ou pelo poder de polícia que a farda e a investidura policial, conseqüentemente trás consigo? Ou ainda, impelidos pela falta de oportunidade não estariam vendo na Policia Militar uma forma de colocação, mesmo que provisória?

Para superar estes pontos deve, o cidadão, antes de buscar emprego público como Policial Militar, atentar para as dificuldades inerentes a função, quais sejam: faça chuva ou sol o policial militar deve estar atento aos acontecimentos a sua volta, superando com isso as dificuldades climáticas, mais que isso, o confronto com delinqüentes de todos os tipos é sempre iminente, podendo resultar lesões corporais, invalidez permanentes, ou até mesmo a morte em combate.

Ainda, ter em mente que a Polícia é uma instituição militar, por tanto seus integrantes estarão sujeitos à hierarquia e disciplina, reguladas por legislação própria. Unido a isso, o baixo salário.

Com o descrito acima, fica claro que para ser um Policial Militar, o cidadão precisa antes, trazer junto a si a vocação para tal.

Percebe-se facilmente a vocação pelo espírito de renúncia, pela empatia com o público, pelo desejo latente de prestar serviço nas fileiras da Polícia Militar, pelo desejo de representar a corporação, mesmo sabendo dos baixos ganhos e de saber que ninguém enriquece sendo um policial. Estes, com certeza, serão policiais dispostos para o serviço, capazes de suportar frustrações sem com isso prejudicar seu trabalho ou repassar para o cidadão seus problemas particulares de forma violenta. Sujeito a acatar a hierarquia e a disciplina de forma plena e esperada. Em fim, amar sua profissão e valoriza-la como tal.

A reflexão por parte dos jovens que almejam uma vaga na corporação se faz necessário. Pois caso não seja ele vocacionado, com certeza terá problemas graves quase irremediáveis, que podem iniciar com mero desinteresse pelo serviço, com desleixo e com conseqüentes despreparo e desatenção. Ainda, evoluindo para indisciplina em relação a seus superiores e desrespeitos para com seus pares, por fim, terminado com ações violentas, desnecessárias, em corrupção policial e outras arbitrariedades.

Se você quer ser um policial, tenha em mente estes aspectos e lembre-se, ninguém vai lhe buscar em casa, você optou por ser um agentes de segurança pública, deve estar ciente das dificuldades e barreiras impostas pela profissões em questão.E saber, acima de tudo, que o policial deve ser um exemplo de moralidade, dignidade, honestidade e que deve portar-se sempre, sendo o que a sociedade espera: um defensor de seus direitos, agindo de forma técnica e qualificada.
Autor: Geverson Aparicio Ferrari


Artigos Relacionados


Uma Policia Efetivamente Cidadã

A Carga Laboral Em Detrimento Da Qualidade De Vida Numa Organização Policial Militar

Uma Polícia Efetivamente Cidadã.

Policial Militar Da Bahia - Em Acróstico

A SeguranÇa PÚblica No Atual Estado DemocrÁtico De Direito

Mulheres De Farda: A Disputa Ao Cargo De Agente De Polícia Federal E Sua Perspectiva

Admissibilidade Pm Pregoeiro