Você Está Preparado Para Trabalhar?



Não faz muito tempo, mandava-se um curriculum para uma empresa e pronto, éramos chamados, participávamos de uma rodada de entrevistas e o emprego era nosso; em seguida, assinávamos um contrato de experiência de 45 ou 90 dias e pronto.

No período de integração e experiência, bastava cumprir religiosamente o que pediam, sem preocupação com resultados, participações etc.

Não acontecendo nada de excepcional, acabávamos ficando anos e anos nessa empresa. E olhe, isto era positivo, pois, pessoas que mudavam de empresa constantemente, não eram bem vistas pelos entrevistadores. Segundo conceitos da época, esse entra e sai "sujava a carteira".

Hoje, o caminho é outro, em primeiro lugar, você será avaliado com base na sua competência e não apenas pelo curriculum, mesmo porque, você poderia estar afinado com a sua empresa anterior, mas, na nova, você pode não se encaixar nos requisitos particulares dessa empresa, tanto no que diz respeito ao ramo, cultura e tipo de organização.

Em segundo lugar, a mudança de empregador é plenamente saudável, pois, o profissional acaba por adquirir um conhecimento mais abrangente ao se relacionar com diversos tipos de empresas e pessoas.

No passado, bastava o gerente ter conhecimentos específicos de sua área, ou seja, ser um especialista. Hoje, essa visão não é a mais recomendável, ele deve ter uma visão generalista, pois, com certeza será cobrado e participará dos resultados da empresa como um todo e não só do seu departamento.

No dia a dia de trabalho você já deve ter recebido convites para participar de: Workshop, Simpósios, Seminários, Painel, Fórum, Conferências, Congressos etc. Muito bem, mas, como há um grande número de profissionais que não sabe distinguir com clareza o que é um e o que é outro, ainda está na hora de pesquisar...

Que tal algumas dicas para que possa avaliar se está realmente preparado para novos desafios e que é o melhor, para trabalhar numa empresa deste novo século?

Você possui:

Diploma de faculdade; Cursos profissionalizantes; Disposição para trabalhar duro; Conhece informática; Fala pelo menos uma língua estrangeira (e o nosso português, fala bem?!!); Trabalha em equipe; Faz seu trabalho com satisfação; Possui boa comunicação; Tem iniciativa; Aceita desafios; Adapta-se às mudanças; Sabe ouvir; É criativo; É arrojado; Trabalha normalmente sobre pressão; Lidera e motiva a equipe; e Possui visão de conjunto - agrega valor - e foco para resultados – atingimento de metas.

Possuindo 70% de tudo isso, não se preocupe, a vaga é sua, afinal, não somos gênios nem super-homem, nem vamos ganhar como o Bill Gates.

Antes de finalizar, gostaria de informar que o critério de remuneração também está mudando, hoje, as empresas preferem remunerar sobre a produção e não apenas com um salário fixo. Esta nova modalidade privilegia os bons profissionais como você, é claro, que não se contentam com remunerações medíocres e fazem a sua própria de acordo com a sua capacidade e disposição.

Finalizando, não esqueça: o profissional deve ter a atitude de quem está disposto a fazer um trabalho, e não só conseguir um emprego.


Autor: João Placoná


Artigos Relacionados


Eu Jamais Entenderei

Dor!

Pra Lhe Ter...

Tudo Qua Há De Bom Nessa Vida...

Diacronização!

Midas

Nossa Literatura